Lares de idosos do Baixo Alentejo já começaram a ser testados à Covid-19

Ao todo. serão testados 65 lares e ERPI

Arrancou este domingo o programa de testagem preventivo à Covid-19 de utentes e funcionários de lares do Baixo Alentejo. Ontem, cinco equipas do Algarve Biomedical Center (ABC) estiveram na Fundação Viscondes de Messangil, em Pias, concelho de Serpa, dando o pontapé de saída a um projeto que os levará a testar todos os lares desta sub-região.

A Fundação Viscondes de Messangil dispõe de duas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e acolhe um total de noventa e oito utentes. A sua escolha como a primeira estrutura a ser visitada está ligada ao facto de Serpa, concelho onde se situa, ser «um dos concelhos do Baixo Alentejo com maior número de infetados», segundo a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

«Considerando que esta entidade tem as equipas com funcionamento em casulo (permanência residencial nas ERPI) e que as novas equipas entram ao serviço no próximo dia 28, esta ação permite testar os trabalhadores previamente, antes de se apresentarem na entidade, tendo conhecimento do resultado da análise antes do início do próximo turno de trabalho», segundo a mesma entidade.

Este foi o início de um projeto que percorrerá todas as ERPI e lares do Baixo Alentejo, totalizando 65 equipamentos. Brevemente, irão ser agendadas outras operações similares, ocorrendo a sua maioria na primeira quinzena do mês de Maio.

O Programa de Intervenção Preventiva em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e Lares Residenciais é um projeto do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) e o trabalho no Baixo Alentejo resulta de um protocolo estabelecido entre o MTSSS e o Algarve Biomedical Center.

O objetivo deste programa é testar colaboradores e utentes das estruturas que acolhem idooso, priorizando aquelas «com funcionamento de equipa em casulo (em permanência residencial dos seus colaboradores) e as estruturas com maior número de utentes e colaboradores».

A operacionalização do programa no Baixo Alentejo é assegurada por uma parceria alargada, contando com a CIMBAL, o Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a Autoridade de Saúde, as Comissões Distrital e Municipais de Proteção Civil e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja, sob orientação de Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado que é coordenador no Alentejo do combate à Covid-19.

 

Fotos: CIMBAL

 

Comentários

pub