Lar em Beja onde houve casos de Covid-19 alvo de trabalhos de desinfeção

Os trabalhos de higienização implicaram a saída de 33 utentes, durante uma parte do dia, para o Seminário Diocesano de Beja

Uma ação de higienização do Lar Nobre Freire, em Beja, está a ser levada a cabo este sábado pelo Grupo Especial da GNR. Esta é a primeira ação de descontaminação desta instituição depois de terem sido confirmados 3 casos positivos de Covid-19 na instituição, o primeiro a 10 de Abril e os restantes na passada quarta-feira.

Durante o período em que teve a decorrer a operação, os utentes tiveram que ser transferidos e foram «acolhidos no Seminário de Beja, onde permanecerão até as 20h00», segundo Paulo Arsénio, presidente Câmara Municipal de Beja, entidade que, em conjunto com a direção do lar, solicitou ação.

Numa publicação no Facebook, o edil bejense sublinhou «sem graxismos, que não é o meu estilo, que se nota em cada gesto, em cada pedido, em cada ofício que a CM Beja envia, que o país e as suas diversas organizações e forças rumam todas para o mesmo lado com um só objetivo: mitigar ao máximo os efeitos muito nefastos do novo vírus na saúde pública para que possamos, em Maio, recuperar algumas das coisas das quais temos vindo a abdicar, em Junho mais algumas e, assim, progressivamente».

 

 

O presidente da autarquia destaca, ainda, que de que «num país que, em termos de organização e planeamento, ainda caminha com algum atraso em relação, sobretudo, aos países do norte da Europa mais ricos e com experiências democráticas mais antigas e mais sólidas que a nossa, é notável o que temos feito e conseguido desde início de Março até agora».

Paulo Arsénio frisa que «temos gente e equipas fantásticas na saúde, na segurança, no socorro, nas forças armadas e em tantos outros locais”, referindo-se “aqui, apenas, aos serviços públicos que estão nesta primeira linha».

«No dia em que saia da Câmara de Beja, de certeza que nunca me irei esquecer deste período, que desejava, como todos nós, que não estivesse a acontecer, pelo grave problema de saúde pública que constitui, pelo rombo tremendo que provocará na economia e no emprego e porque, no nosso caso, condiciona durante meses a atividade autárquica programada em toda a linha», rematou Paulo Arsénio.

Além do Capitão Cerqueira, que comandou a operação, esteve presente na ação o Comandante do Grupo Territorial de Beja da GNR, Coronel Ilídio Canas, e «toda a equipa da Proteção Civil do Município de Beja».

Comentários

pub