Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) ativou a campanha #SerJovememCasa, com propostas de atividades, oficinas e informações para a juventude disponíveis online.

Esta campanha decorrerá nas várias plataformas do IPDJ, através do seu novo Portal e das suas redes sociais, Instagram e Facebook. «Será disponibilizado, diariamente, um conjunto alargado de informações dirigidas à população jovem, mas também de iniciativas e atividades que possam enriquecer o seu tempo livre», descreve o instituto.

«Num contexto em que milhares de jovens se encontram nas suas casas, o tempo passado em confinamento não tem de ser privado de um conjunto de estímulos, nomeadamente no que se refere à procura ativa de informação, ao pensamento crítico, assim como à aquisição de competências e experiências enriquecedoras para o percurso dos/as jovens enquanto cidadãos/cidadãs participativos/as no exercício da sua cidadania», considera o IPDJ.

são brás de alportel

Durante a campanha estará disponível informação acerca de respostas que o IPDJ já disponibiliza e «que o qualificam enquanto entidade pública no sector da juventude, nomeadamente a saúde e bem-estar juvenil, o associativismo e programas cujas candidaturas se encontram a decorrer. Nesta campanha pretende-se, também, criar um espaço de partilha de informação útil proveniente de fontes fidedignas para a juventude».

Também serão promovidas atividades como oficinas, webinars e momentos de partilha de informação para os jovens, que irão «ao encontro dos seus interesses e motivações, como por exemplo oficinas ligadas às artes, à criação de conteúdos ou ainda a um estilo de vida mais ecológico. Terão lugar debates sobre questões que têm impacto na juventude, abordar-se-á a questão da segurança online, os direitos da juventude, entre muitas outras».

«A campanha conta com a participação e um enorme comprometimento de todo o tecido associativo jovem. Diversas associações de norte a sul do país aderiram à campanha #SerJovememCasa e disponibilizarão as suas atividades para a juventude a nível nacional, tratando-se por isso de uma campanha diversificada nos conteúdos que se compromete apresentar», assegurou o IPDJ.

Nesta primeira semana de campanha, os jovens podem contar «com workshops e desafios artísticos, oficinas de autoconhecimento ou, ainda, uma aula de italiano lúdica». A campanha contará também com conteúdos destinados a profissionais de juventude, nomeadamente um webinar sobre a prevenção da radicalização violenta na juventude e o IPDJ disponibilizará informação útil no que diz respeito aos seus programas e a sua adaptabilidade em tempos de pandemia.

A campanha foi lançada na sexta-feira, 17 de Abril, Dia Europeu da Informação aos Jovens.

lagos eventos
savewater

Também poderá gostar

Sul Informação - Agricultores afetados pelo incêndio em Aljustrel recebem feno para alimentar animais

Agricultores afetados pelo incêndio em Aljustrel recebem feno para alimentar animais

Sul Informação - Soluções inovadoras de gestão da água são tema de evento internacional na vila de Cuba

Soluções inovadoras de gestão da água são tema de evento internacional na vila de Cuba

Sul Informação - Fogo continua ativo e a ser combatido por meios aéreos em Silves

Autarcas do Baixo Alentejo querem helicópteros ligeiros em Ourique e Moura «o mais urgente possível»