Grupo Jerónimo Martins viabiliza segunda unidade de cuidados intensivos do Hospital Central do Alentejo

Hospital do Espírito Santo de Évora já fez as encomendas e espera começar a receber os equipamentos ainda este mês

O Grupo Jerónimo Martins vai viabilizar, com um investimento superior a 320 mil euros, a conclusão da montagem de uma segunda unidade de cuidados intensivos no Hospital do Espírito Santo de Évora, o Hospital Central do Alentejo.

Entre os equipamentos doados pelo Grupo Jerónimo Martins, encontram-se um RX Portátil, uma central de monitorização, 14 monitores e 14 módulos de capnografia (tecnologia que permite avaliar o estado ventilatório de um doente), um capnógrafo para ventilador G5, um adaptador para capnógrafo e 60 seringas SPACE.

«A nova unidade aumenta significativamente a capacidade de resposta da região ao que puder ainda vir a ser a evolução da pandemia Covid-19, já que permitirá tratar 12 doentes em fase aguda da doença, isto é, com insuficiência respiratória e necessidade de suporte de ventilação», explica o Grupo em comunicado.

Apesar de o Alentejo ser, à data e a grande distância, a região de Portugal Continental «com o menor número de infetados (85) e a única sem qualquer registo de morte resultante da pandemia COVID-19, o muito elevado índice de envelhecimento populacional constitui ali um fator de preocupação adicional».

Com o financiamento garantido pelo Grupo Jerónimo Martins, o Hospital do Espírito Santo de Évora já colocou todas as encomendas junto das empresas fabricantes e espera começar a receber os equipamentos ainda este mês.

Comentários

pub