Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

“A pirataria na foz do Guadiana na primeira metade do séc. XVI” é o título do novo livro lançado pelo historiador algarvio Fernando Pessanha, três meses volvidos sobre o lançamento de “Rui Barreto: a capitania do alcaide-mor de Faro em Azamor (1513-1514)”.

Segundo o autor, técnico superior do Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, a sua nova obra é «uma investigação que surgiu no seguimento de um convite feito pelo Ayumtamiento de Ayamonte para a realização de uma conferência nas XXIII Jornadas de Historia de la muy noble y leal ciudad de Ayamonte, em 21 de Novembro de 2018».

Originalmente publicada em Espanha, no volume XXIII do livro de atas daquelas jornadas de História, a investigação é agora lançada em formato de separata pela Editora Guadiana, de Vila Real de Santo António.

sessões de cinema de inverno

 

Sul Informação

De acordo com o historiador, também investigador da Associação Ibérica de História Militar, este é o segundo de um conjunto de três trabalhos, que vem na continuidade de “Ataques da pirataria à foz do Guadiana e a acção de António Leite, alcaide-mor de Arenilha”, originalmente publicado nos XL Anais do Município de Faro e depois lançado como separata pela Editora Guadiana.

Desta vez, diz Fernando Pessanha, «o objetivo passou não somente por demonstrar a grande importância geo-estratégica do Guadiana no contexto expansionista português, mas fundamentalmente por identificar os principais grupos de piratas, colocando em evidência a sua proveniência e os seus principais capitães».

De resto, o terceiro trabalho desta série, desenvolvido a partir do convite feito pela Academia de Marinha para a realização da conferência que teve lugar na base de Lisboa, em 18 de Junho de 2019, apenas será lançado depois de publicado nas Memórias da Academia de Marinha.

 

Sul Informação

 

 




 

 

jf-quarteira
zoomarine

Também poderá gostar

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

guilherme d oliveira martins

Guilherme d’Oliveira Martins ofereceu mais 471 livros à Biblioteca de Loulé

livro do mês

A Trilogia de Copenhaga, de Tove Ditlevsen: a escrita como recusa de ilusão