Este ano, “Grândola Vila Morena” comemora o 25 de Abril na Internet

Concertos, documentários, mensagens de artistas nacionais e internacionais, sugestões de música, de filmes e de livros sobre Abril são algumas das propostas

O seu nome está para sempre ligado ao 25 de Abril e, mesmo em tempos de pandemia, Grândola, a “Vila Morena” cantada por Zeca Afonso, não vai deixar de assinalar a Revolução dos Cravos…mas pela Internet. Um concerto com Luís Galrito, mensagens de artistas como Sérgio Godinho, Rui Reininho, Afonso Dias ou José Fanha são algumas das iniciativas previstas.

Como refere a Câmara Municipal, «há um passado histórico que liga Grândola e os grandolenses a José Afonso, tão bem expresso na canção Grândola, Vila Morena, símbolo do 25 de Abril e dos seus valores, que a todos nos honra e que nos responsabiliza a transmitir às gerações futuras os valores da liberdade, da fraternidade e da igualdade».

Este ano, em condições especiais devido ao momento que atravessamos, o Município de Grândola comemora os 46 anos da Revolução dos Cravos, com recurso às novas tecnologias, com várias atividades agendadas para serem disponibilizadas e acompanhadas pelo Facebook, Instagram e Youtube.

Concertos, documentários, mensagens de artistas nacionais e internacionais, sugestões de música, de filmes e de livros sobre Abril são algumas das propostas do programa comemorativo.

O grande destaque, vai para dia 24, às 22h00, com um dos momentos altos da programação: um concerto  comemorativo dos 46 anos do 25 de Abril, com Luís Galrito.

Alentejano a viver no Algarve, Galrito é cantautor, letrista, compositor e intérprete. Às 00h20 serão lançados 25 murteiros acompanhados pela música Grândola Vila Morena.

“Dá mais força à Liberdade – Mensagens para Grândola” é outro dos destaques da programação. A iniciativa reúne um conjunto de reconhecidos artistas nacionais e internacionais que, nestes tempos de confinamento, para assinalar a ligação indissociável da Vila Morena ao 25 de Abril, e aos valores da liberdade, gravaram para Grândola, mensagens que vão ser transmitidas nos dias 24 e 25 de Abril às 21h00.

Participam na iniciativa: Mário Lúcio (Cabo Verde), The Last Internationale (EUA), Golosa la Orquestra (Chile), Sérgio Godinho, Carlão, Rui Reininho, Samuel, Afonso Dias, Albano Nunes, António Manuel Ribeiro, Quem te viu, quem te vê – Instituto Memória Musical Brasileira, Luis Galrito, António Duarte, Rui Pato, Grafonola Voadora (João Espada, Luís Galrito e Napoleão Mira), Viriato Teles e José Fanha.

No dia 25 de Abril, as comemorações começam a ser transmitidas às 10h40 com a arruada virtual da Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense.

Às 11h00, é transmitido em direto o hastear da bandeira nos Paços do Concelho e as mensagens do presidente da Câmara de Grândola António Figueira Mendes e do presidente da Assembleia Municipal Rafael Rodrigues.

Outro dos pontos altos destas comemorações ocorre às 15h00, momento em que todos são convidados a cantar nas janelas e varandas a “Grândola, Vila Morena” e o Hino Nacional.

No domingo, 26 de Abril, às 15h00, é divulgado o documentário «Se fores preso, camarada», com testemunhos de grandolenses perseguidos e presos durante o Estado Novo.

O Município de Grândola lançou ainda dois desafios online aos munícipes: escreverem uma frase, um texto, um poema, uma ilustração ou uma colagem para expor no dia 25 de Abril na janela, varanda, muro ou portão para mostrar que «a liberdade está a passar por aqui», como um dia cantou Sérgio Godinho.

O segundo desafio são “Cartas a Abril” e consiste em escrever uma pequena carta à liberdade e enviar para [email protected]. A divulgação das Cartas de Abril está agendada para dia 26.

Comentários

pub