Distrital de Beja do PSD quer transparência na divulgação dos dados da Covid-19 no Baixo Alentejo

No Alentejo, os concelhos que registam mais casos são: Évora, Santiago do Cacém, Reguengos de Monsaraz, Grândola e Sines

O presidente da Distrital de Beja do PSD enviou uma carta a José Robalo, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, a “exigir transparência”, quanto à divulgação diária do número de infetados por Covid-19, em todos os concelhos deste distrito.

Gonçalo Valente explica que “é motivo de preocupação” para a Distrital de Beja do PSD, “o facto de estarem a ser revelados, apenas, os dados absolutos da Covid-19, suprimindo os dados relativos, mais propriamente a identificação de casos por concelho no distrito de Beja”, ao contrário do que acontece com “outras administrações regionais de saúde”, tal como a ARS do Algarve.

“A verdade deve ser libertadora”, frisa Gonçalo Valente, na carta enviada a José Robalo, demonstrando a sua convicção de que “a transparência pode contribuir para mitigar a intranquilidade e o clima de desconfiança que as pessoas vivem hoje”.

O líder dos social-democratas do Baixo Alentejo realça “que a responsabilidade de cada um aumenta, de acordo com o seu grau de informação”.

Por isso, a distrital de Beja do PSD apela à ARS do Alentejo, que repense “a sua política de atuação e que “dê a conhecer diariamente a evolução que o Covid-19 vai sofrendo no distrito” de Beja.

“O que aqui está em causa é a proteção e segurança das pessoas” diz o documento, realçando ainda a ideia que “a omissão de dados nunca foi, nem deve ser solução para os problemas que nos surjam”.

Nesse sentido, a Distrital de Beja do PSD pede “a divulgação diária dos dados relativos em todos os concelhos do distrito de Beja”.

Em relação à caracterização demográfica dos casos confirmados de Covid-19, a Direção-Geral de Saúde divulga, apenas, os concelhos com mais de três casos positivos, por motivos de confidencialidade.

Segundo o relatório apresentado, nesta quarta-feira, no Alentejo, os concelhos que registam mais casos são: Évora, Santiago do Cacém, Reguengos de Monsaraz, Grândola e Sines. Os restantes casos confirmados (no total são 54) estão distribuídos por concelhos onde, até à data, se verificam menos de três.

Comentários

pub