Covid-19: Número de casos mantém-se estável no Alentejo, apesar de novas confirmações

Números alentejanos têm-se mantido mais ou menos estáveis, com pequenos aumentos diários

Alentejo, em foto de arquivo

O boletim diário da Direção-Geral de Saúde, divulgado esta terça-feira, 7 de Abril, anuncia 85 casos confirmados de Covid-19, no Alentejo. Mas desde domingo que o número é já superior, atingindo 91.

No que diz respeito ao Baixo Alentejo, o boletim indica que são 7 os casos confirmados em Santiago do Cacém, 6 em Serpa, 4 em Sines e ainda 3 em Beja.

Mas já se sabe que, em Serpa, o número de infetados é já superior ao constante dos dados da DGS. Neste concelho, segundo o presidente da Câmara, há 13 infetados, 12 na localidade fronteiriça de Vila Verde de Ficalho, 1 na própria cidade.

O boletim da DGS tem vindo a ser atualizado, a pouco e pouco, com estes novos dados.

O mesmo documento também não inclui os concelhos com menos de três casos confirmados, «por motivos de confidencialidade».

Por isso, no boletim não estão discriminados os casos, também confirmados, mas que se têm mantido sem aumento, de Almodôvar, nem os casos únicos de Mértola, Cuba, Odemira, Mourão, Alcácer do Sal e Moura. Este último foi confirmado hoje pela própria Proteção Civil Municipal mourense.

No restante Alentejo, o boletim da DGS indica hoje a existência de 15 casos em Évora, 8 em Reguengos de Monsaraz e 3 em Grândola. São números que se têm mantido estáveis, sem aumento, nos últimos dias.

Quanto aos casos de Serpa, sabe-se agora que uma das pessoas infetadas é um médico dentista, que é também o provedor da Santa Casa da Misericórdia serpense. Foi ele próprio que o anunciou na sua página de Facebook, atitude que lhe valeu elogios da maioria das pessoas.

Este dentista tinha também dado consultas em Barrancos, mas nenhuma das cinco pessoas barranquenses com quem teve contacto «mostrou qualquer sintoma», garantiu a Câmara de Barrancos em comunicado público.

Estas pessoas estão, aliás, a ser «acompanhadas pela Autoridade de Saúde Pública, mantendo-se todas elas em confinamento social nos seus domicílios», acrescentou a autarquia.

Quanto ao primeiro caso de Moura, foi confirmado ontem à noite, segundo anunciou o Serviço Municipal de Proteção Civil deste concelho alentejano, que não acrescentou informação complementar.  Como só foi conhecido ontem à noite, este caso não deve ainda entrar nas contas da DGS.

 

Comentários

pub