Covid-19: Idosa de lar no concelho de Serpa infetada e internada em Beja

Todos os idosos do lar de Serpa foram já testados

Uma idosa de 80 anos, utente de um lar no concelho de Serpa, está infetada com Covid-19 e internada desde terça-feira no hospital de Beja, indicou o gabinete de comunicação da unidade hospitalar.

A doente “foi testada”, tendo o resultado confirmado a infeção causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), e encontra-se “internada, desde terça-feira, numa enfermaria, num piso dedicado a doentes Covid-19”, no Hospital José Joaquim Fernandes, integrado na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), disse a mesma fonte contactada pela agência Lusa.

A administração da ULSBA destacou à Lusa que a utente internada encontra-se “estável”.

A idosa, utente do lar do Centro Social São Jorge e Senhora das Pazes, em Vila Verde de Ficalho, no concelho de Serpa, foi transportada para a unidade hospitalar, na segunda-feira, por elementos da corporação dos bombeiros local.

“Fomos solicitados, a pedido da Linha SNS24, na segunda-feira, para realizar o transporte da mulher para o hospital de Beja, por suspeita de covid-19”, afirmou à Lusa o comandante da corporação, José Cataluna, explicando que a idosa foi “transportada com todos os cuidados” e ficou na unidade hospitalar.

O presidente da Câmara de Serpa, Tomé Pires, esclareceu hoje à Lusa que o Lar do Centro Social São Jorge e Senhora das Pazes, “o único” existente em Vila Verde de Ficalho, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e “tem acordo com a Segurança Social”.

Na sequência deste caso confirmado de covid-19, foram iniciados testes aos utentes e funcionários, frisou.

“Ao final da tarde e até à noite de terça-feira, foram feitos os testes a todos os utentes”, ou seja, aos “cerca de 30” idosos que o lar acolhe, disse o autarca.

Segundo Tomé Pires, “hoje estava previsto fazer o teste a todos os trabalhadores”, que são também “cerca de 30”.

“É uma operação da autoridade local de Saúde de Serpa e de uma equipa da ULSBA”, que está encarregue “da realização dos testes”, acrescentou o presidente da câmara, que disse não saber ainda quais os resultados dos mesmos.

A administração da ULSBA confirmou à Lusa que todos os cerca de 30 utentes do lar já foram testados na terça-feira, mas disse desconhecer ainda os resultados, e que os funcionários “estão hoje a ser testados”.

“A equipa de Saúde Pública está a acompanhar a situação de acordo com o preconizado, quer no lar, quer nos contactos relacionados”, acrescentou a administração.

Comentários

pub