Casos confirmados no Alentejo são já 91, mais que os 82 do boletim da DGS

Os dados não estão ainda atualizados

O boletim diário da Direção-Geral de Saúde, divulgado este domingo, 5 de Abril, diz que há 82 casos confirmados de Covid-19, no Alentejo. Mas o número é já superior, atingindo 91.

No que diz respeito ao Baixo Alentejo, o boletim indica que são 6 os casos confirmados em Santiago do Cacém, 4 em Serpa, outros tantos em Sines e ainda 3 em Beja.

No entanto, pelo menos em Serpa o número de infetados é já superior ao constante dos dados da DGS. Aqui, como disse ontem o presidente da Câmara, havia já 13 casos.

O maior foco, com 12 casos, está localizado em Vila Verde de Ficalho. Segundo o Jornal de Notícias, 11 dizem respeito a pessoas que estiveram num almoço naquela localidade, tendo nove sido confirmados na sexta-feira e os outros dois já na reunião de ontem, sábado.

O outro caso diz respeito a uma mulher de 80 anos, utente do Centro Social São Jorge e Senhora das Pazes, em Vila Verde de Ficalho, que desde a passada segunda-feira está internada no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja. Os restantes utentes e os funcionários do lar já fizeram os testes, que se revelaram negativos.

O 13º caso refere-se à cidade de Serpa e diz respeito a uma senhora de um grupo de 45 pessoas que esteve na Argentina de visita a uma feira agropecuária e regressou a Portugal com escala em São Paulo, no Brasil.

 




 

 

Mas sabe-se também que há pelo menos 1 caso em Mértola e outro em Cuba, conhecidos ontem. E já estavam identificados outros casos, como o do trabalhador agrícola em Odemira (1), de uma idosa em Mourão (1), outro em Alcácer do Sal (1) e ainda 2 casos em Almodôvar.

É que, como explica a DGS, no que diz respeito à caracterização demográfica dos casos confirmados, este organismo apenas, divulga os concelhos com mais de três casos confirmados, «por motivos de confidencialidade».

Ontem, o próprio presidente da Câmara de Mértola confirmou a existência de um caso neste concelho, o de uma senhora de 95 anos, utente do Centro Social dos Montes Altos, freguesia de Santana de Cambas, que está internada no Hospital de Beja.

A idosa estava internada no Hospital de Beja, mas na sequência de uma queda que sofreu no lar do Centro Social no passado sábado.

Este caso da idosa de Mértola já levou à colocação em quarentena de quatro bombeiros, três da corporação de Ourique e um de Beja, que contactaram com ela ao longo do processo de transporte para o hospital.

Quanto ao concelho de Cuba, foi também a própria Câmara Municipal que revelou, na sua página de Facebook, que «a Covid-19 está ativa no concelho», mas sem revelar mais pormenores sobre a situação.

No restante Alentejo, o boletim da DGS indica hoje a existência de 8 casos confirmados em Reguengos de Monsaraz. Curiosamente, nem Évora, que ontem apresentava 15 infetados, nem Grândola (3), constam hoje dos dados por concelho divulgados pela DGS.

Aquela entidade continua a salientar que «a informação apresentada [se] refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 78% dos casos confirmados». Estranho é que, de um dia para o outro, algumas notificações desapareçam da lista.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

Comentários

pub