VRSA celebra 32 anos de elevação a cidade com as suas “irmãs”

VRSA, Fundão, Marinha Grande e Montemor-o-Novo foram elevadas a cidade no mesmo dia, em 1988, e celebram juntas todos os anos

Foto: Pablo Sabater/Sul Informação

Vila Real de Santo António (VRSA) vai comemorar os 32 anos de elevação a cidade no dia 11 de Março, juntamente com Fundão, Marinha Grande e Montemor-o-Novo, as suas “cidades irmãs”.

Estas quatro sedes de concelho foram elevadas a cidade no mesmo dia, em 1988, acto que foi «testemunhado por muitos fundanenses, marinhenses, montemorenses e vila-realenses na Assembleia da República», segundo a Câmara de VRSA.

«A partir desta data, e através de uma geminação então criada, estas cidades passaram a denominar-se “cidades irmãs”. O dia 11 de Março passou a ser comemorado, até hoje, como o dia de aniversário “das quatro cidades irmãs”, que, anualmente – e de uma forma rotativa -, é celebrado em cada uma das localidades», acrescentou a autarquia.

Em 2020, será a cidade do Sotavento Algarvio a anfitriã das cerimónias, que contará com a presença de representantes dos municípios do Fundão, da Marinha Grande e de Montemor-o-Novo.

Também presentes estará «toda a comunidade escolar envolvida no projeto “À Descoberta das 4 Cidades”», uma iniciativa interescolar criada em 1994 «que pretende dar a oportunidade a todas as crianças do 1º ciclo de conhecer estas cidades geograficamente, gastronomicamente e culturalmente tão diferentes. O símbolo do caracol é o elemento comum aos estudantes dos quatro municípios».

Desta feita, é esperada «a participação de quase duas centenas de alunos».

As celebrações de dia 11, uma quarta-feira, têm início na Praça Marquês de Pombal, às 15h00, com a entoação do Hino Nacional e o Hastear das Bandeiras, seguindo-se a entrega de lembranças ao presidente anfitrião e a entoação do tradicional hino do «Caracol da Amizade». Às 15h30, será feita a largada de balões com as cores representativas das quatro cidades.

As comemorações oficiais continuam com uma Sessão Solene, às 16h00, no Centro Cultural António Aleixo, que contará com a participação de professores, alunos e autarcas dos municípios geminados.

Comentários

pub