Serpa vai adaptar-se às alterações climáticas

Candidatura de Serpa ao POSEUR foi aprovada

A Câmara de Serpa viu aprovada uma candidatura a Fundos da União Europeia na área da adaptação às alterações climáticas, que contempla medidas para «contrariar o efeito da ilha de calor nos espaços públicos e fazer uma gestão sustentável dos recursos hídricos».

Segundo a autarquia, o projeto prevê «a criação de uma estrutura de sombreamento sazonal, bem como planos de água e fontes, na Praça da República, em Serpa, a criação de corredores de ventilação e a respetiva nebulização nas ruas dos Cavalos, do Calvário, dos Fidalgos e das Portas de Beja, e a alteração do abastecimento do sistema de rega a partir da rede pública, para a utilização de águas subterrâneas, no Parque Desportivo Municipal de Vila Nova de São Bento (Campo de Futebol)».

Paralelamente, serão levadas a cabo «ações de informação, sensibilização, divulgação e disseminação sobre estas intervenções e sobre a problemática das alterações climáticas».

«Estas medidas que serão agora adotadas no município de Serpa pretendem funcionar como um modelo de boas práticas, constituindo uma referência em futuras intervenções no concelho, e que possam ser replicadas e generalizadas em outras escalas e territórios», resumiu a Câmara.

Estas intervenções têm um custo total estimado de 312 mil euros, dos quais cerca de 234 mil serão garantidos pela União Europeia, através do POSEUR.

Comentários

pub