Santiago do Cacém tem três casos confirmados de Covid-19 (atualizado)

Doentes estão «em total isolamento profilático e estão estáveis»

O concelho de Santiago do Cacém tem três casos confirmados de infeção com Covid-19, anunciou, este sábado, o autarca Álvaro Beijinha, em nota enviada às redações.

Álvaro Beijinha revela que, «segundo informações da Autoridade Local de Saúde, os mesmos encontram-se em total isolamento profilático e estão estáveis».

«Mais do que nunca, apelo a todas e a todos pelo respeito escrupuloso do período de isolamento social», acrescenta o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, que deixa ainda «uma palavra de reconhecimento e agradecimento a todas as pessoas que no âmbito da saúde, da emergência, da segurança e das atividades económicas, continuam a dar o melhor de si em prol de toda a comunidade».

Segundo avança a rádio M24, «um dos casos positivos de Covid-19 é o de uma mulher, funcionária da lavandaria do lar de Santa Maria, da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, o que levou as autoridades de saúde a efetuarem o rastreio aos funcionários que estiveram em contacto direto com esta doente».

Em declarações a esta rádio, Joaquín Toro, delegado de Saúde de Santiago do Cacém, foi feita «ontem a colheita de amostras de todos os contactantes dos doentes e aguardamos os resultados. Estamos a falar dos contactantes de risco que, em princípio, serão só um grupo de trabalhadores que teve mais contacto com a doente. Foram 30 pessoas rastreadas».

O mesmo responsável adiantou que as autoridades vão agora proceder ao rastreio de todos os utentes do lar da Misericórdia de Santiago do Cacém, uma vez que «não existe capacidade para efetuar os testes todos ao mesmo tempo por falta de material e laboratórios suficientes».

Segundo a mesma rádio, outro dos casos positivos em Santiago do Cacém é o de um funcionário de uma farmácia. Devido a este caso confirmado, «os cinco funcionários realizaram os testes e estão de quarentena».

Atualizado às 16h14 com mais informações sobre os casos.

Comentários

pub