Odemira tem um caso confirmado de covid-19 e há 19 pessoas em quarentena

Pessoas em quarentena estão num centro de acolhimento adaptado em São Teotónio

Odemira registou, esta quarta-feira, 25 de Março, o primeiro caso de infeção com o novo coronavírus. Segundo a Proteção Civil concelhia, trata-se de um homem indiano, de 46 anos, que «veio da região de Lisboa, na passada sexta-feira, dia 20».

O doente, que é trabalhador agrícola, está em isolamento domiciliário, numa casa isolada na freguesia de Longueira/Almograve, «estando a receber acompanhamento médico e as refeições necessárias».

Devido a este caso positivo, por precaução, foram colocadas em quarentena mais 17 pessoas, cidadãos nepaleses, que não têm sintomas, mas que contactaram «direta ou indiretamente» com o homem infetado, acrescenta o comunicado.

Estas pessoas estão no Pavilhão Desportivo da Escola Básica EB 2,3 São Teotónio, que foi «adaptado para centro de acolhimento».

Já as suas habitações, onde residiam, nas freguesias de São Teotónio e de Longueira/Almograve, foram interditas e colocadas em quarentena.

Mais duas mulheres, também nepalesas, estão em quarentena, em casa, na aldeia de Cavaleiro, na freguesia de São Teotónio.

No total, estão em isolamento 19 pessoas.

Esta ação, realça o comunicado, «teve a coordenação da Autoridade de Saúde, em estreita articulação com as forças de segurança e a Proteção Civil».

O concelho de Odemira já tinha aprovado o plano de operações para a Covid-19. Entre outras medidas, a autarquia reivindicou junto das entidades públicas nacionais, a tomada de medidas que salvaguardem «a resposta aos grupos mais vulneráveis, como são os idosos e de risco, designadamente migrantes e caravanistas».

No caso dos migrantes, muitos deles a trabalhar no concelho de Odemira, em explorações agrícolas, a Câmara Municipal já tinha anunciado que «as diversas entidades públicas estão em contacto permanente com as empresas, informando os trabalhadores, na sua língua materna, de quais os cuidados a ter».

 

 

Atualizado às 13h26 com novas informações sobre o número de pessoas em quarentena e as suas nacionalidades.

 

 

Comentários

pub