Mulheres pescadoras são tema de exposição em Alcácer do Sal

Exposição pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00

A sala de exposições da Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal vai ter patente a exposição de pintura “Mulheres pescadoras de Portugal – passado e presente”, de Stella Maris Vallejo, entre 7 de Março e 11 de Abril.

A mostra, que tem o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e o patrocínio dos Seguros Mútua, vai ser inaugurada no dia 7, às 16h00.

Stella Maris Vallejo nasceu em Buenos Aires, na Argentina e «possui uma forte ligação ao mar e a uma variedade de expressões artísticas desde terna idade. Todavia, a sua carreira profissional tomou outro rumo, tendo dedicado mais de três décadas às ciências naturais, mais especificamente ao planeamento integrado das zonas costeiras».

Após uma longa carreira internacional nas Nações Unidas (em Nova Iorque) a artista tomou a decisão de residir em Portugal e foi aqui que começou a pintar.

Segundo a Câmara de Alcácer do Sal, Stella Maris Vallejo «assume-se como uma pintora autodidata, que nutre um profundo respeito e admiração pela “gente do mar”. Dedica-se exclusivamente à pintura marítima, com particular interesse nos pescadores artesanais. Percorreu a costa de Portugal de norte a sul, bem como as ilhas dos Açores e da Madeira, para documentar o seu trabalho. Em cada viagem e em cada visita que realiza às comunidades de pescadores e pescadoras descobre um passado rico em experiências, em tradições e um presente dinâmico de constante transformação e evolução».

A artista pinta em acrílico sobre tela e «os seus quadros baseiam-se em fotografias tiradas pela própria artista ou em fotografias antigas, selecionadas em arquivos Fotográficos Municipais. Tem um especial interesse pelas cenas da vida quotidiana, as tarefas do dia a dia, que tanto ocupam os pescadores como as respetivas famílias».

A exposição pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00.

Comentários

pub