Instituto Politécnico de Beja suspende “eventos públicos” como medida preventiva contra o Covid-19

Plano de Contingência do IPBeja “será atualizado sempre que houver atualização da evidência científica e das orientações da Direção-Geral da Saúde”

Atendendo às mais recentes recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), sobre o novo Coronavírus e de forma a “acautelar a saúde pública”, o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) anunciou que vai levar a cabo uma série de medidas e procedimentos de prevenção e de controlo.

Em despacho da presidência do IPBeja de sexta-feira, dia 6, esta instituição de Ensino Superior decidiu “suspender os eventos ou iniciativas públicas, realizadas quer em locais fechados, quer em locais abertos ao público, da iniciativa e sob responsabilidade do Instituto, cancelando eventos já autorizados e que ainda não se tenham realizado”.

Além disso, o IPBeja não aconselha “a participação em quaisquer atividades ou eventos” que decorram “fora do Instituto” e salienta que se vão manter, “exclusivamente as atividades letivas obrigatórias”, sendo “todas as demais” suspendidas.

Entre as medidas contra o Covid-19, “salientam-se as que visam capacitar a comunidade educativa para a adoção de comportamentos preventivos adequados e as que visam intervir no ambiente escolar, no sentido de facilitar esses comportamentos”, afirma o IPBeja.

Além da divulgação de informação sobre o Covid-19, através de variados meios, entre eles, o site da instituição, newsletters ou distribuição de panfletos, o IPBeja frisa que “serão tomadas todas as medidas necessárias para efetivar a proteção e segurança da saúde dos estudantes e dos profissionais docentes e não docentes”, nomeadamente, ao nível da higiene do ambiente escolar. Serão, ainda, implementadas medidas de isolamento e distanciamento social.

O Plano de Contingência do IPBeja pretende, igualmente, dar a conhecer a toda a comunidade académica “as medidas de atuação perante a identificação de casos suspeitos e/ou confirmados, em estreita colaboração com os Serviços de Saúde Pública e outras estruturas envolvidas”.

O IPBeja elaborou o seu Plano de Contingência tendo em base as orientações da DGS, que dão conta da existência, em território nacional, de “um risco moderado a elevado de importação de casos desta infeção” e de “um risco de transmissão secundária baixo a moderado, desde que sejam cumpridas as práticas de prevenção”.

O IPBeja explica que “os pressupostos e condições do despacho” serão alvo de uma “avaliação regular” e, portanto, “poderão ser alterados” a qualquer altura, tendo em conta as orientações da DGS.

Comentários

pub