Só quatro fronteiras no Alentejo e Algarve se mantêm abertas, com muitas restrições

Estão impedidas «todas as circulações turísticas ou de lazer entre os dois países»

Marvão, Caia, perto de Elvas, Vila Verde de Ficalho (Alentejo) e Ponte Internacional do Guadiana (Castro Marim/Ayamonte), já no Algarve. Estas são as quatro fronteiras que, no Algarve e Alentejo, se mantêm abertas, mas com grandes restrições, anunciou o ministro da Administração Interna.

Em todos os outros locais, as fronteiras com o país vizinho estão encerradas, com o controlo a ser reposto a partir das 23h00 de hoje, segunda-feira, dia 16.

No total, em toda a raia entre Portugal e Espanha ficam abertas, com grandes restrições, nove fronteiras. As restantes são Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso e Termas de Monfortinho.

O ministro Eduardo Cabrita acrescentou que, nestes nove pontos, «apenas será autorizada a circulação de veículos de mercadoria, de cidadãos nacionais ou de residentes em Portugal, tal como residentes em Espanha no sentido contrário, pessoal diplomático e para acesso a cuidados de saúde».

«Todas as deslocações que não sejam de mercadorias ou de trabalho estão, a partir desta noite, impedidas. Estarão impedidas todas as circulações turísticas ou de lazer entre os dois países», acrescentou.

Quanto às ligações ferroviárias, fluviais e aéreas, entre Portugal e Espanha, ficam igualmente suspensas a partir do final desta segunda-feira, 16 de Março.

No Algarve, é afetada a ligação fluvial no Guadiana, entre Vila Real de Santo António e Ayamonte. No Norte, suspende-se também a ligação no rio Minho.

Outra restrição anunciada pelo ministro tem a ver com as embarcações de recreio de Portugal ou de Espanha, que não poderão atracar em marinas ou pontos similares no outro país. Na prática, isto obriga estas embarcações a não sair.

Comentários

pub