Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Cerca de 100 alunos do curso de Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Universidade do Algarve (UAlg), numa parceria com o ABC- Algarve Biomedical Center, responderam prontamente à situação de crise e vão reforçar a linha de Saúde 24.

Este domingo, dia 15, este grupo estará operacional e a atender chamadas a partir do Algarve, colaborando nesta situação de emergência nacional.

Tal como o Sul Informação ontem deu conta, este reforço foi anunciado, em conferência de imprensa, pela secretária de Estado Adjunta e da Saúde Jamila Madeira, como forma de aumentar a resposta à elevada procura do serviço.

lagos eventos

«Durante esta semana foi criado um algoritmo», que «permitiu agilizar o sistema de resposta», passando de «200 chamadas em simultâneo, para 500 chamadas em simultâneo, e hoje para 1200 chamadas em simultâneo. Estamos a trabalhar para chegar às 2000 chamadas simultâneas», disse ontem Jamila Madeira.

O grupo da UAlg é composto por alunos finalistas do curso de Medicina, titulares de uma licenciatura prévia na área da Saúde ou das Ciências, o que, salienta a universidade, «lhes confere a maturidade e conhecimentos necessários para a tarefa que irão realizar, quer ao nível do call center, assegurando chamadas telefónicas, registo e análise, quer ao nível de resposta e encaminhamento de casos suspeitos».

Além disso, acrescenta a UAlg, «estes profissionais fizeram ainda formação prévia sobre coronavírus e sobre o algoritmo de triagem».

Serão divididos em 30 postos de atendimento simultâneos, a funcionar a partir das instalações da Altice, em Faro, para todo o país, das 06h00 às 24h00.

A Universidade do Algarve (UAlg) e o ABC- Algarve Biomedical Center contribuirão, assim, «para reforçar a capacidade de atendimento a nível nacional, unindo esforços num momento crítico para o País e para o Mundo».

O Algarve Biomedical Center é um consórcio entre a Universidade do Algarve e Centro Hospitalar Universitário do Algarve, que pretende reunir investigadores, alunos, profissionais de saúde e representantes de entidades ligadas ao ensino, formação, investigação científica e desenvolvimento regional, tendo como objetivo a melhoria dos cuidados de saúde.

lagos eventos
teatro das figuras

Também poderá gostar

Apresentação SA Fórum 2025 Morangos (1)

Semana Académica terá mais barraquinhas e uma inédita Queima das Fitas

centro saude universitario loule (2)

Centro de Saúde Universitário de Loulé vai ser inaugurado em Maio

Lançamento do Prémio Novas Dramaturgias José Louro

“Semeador” de teatro José Louro dá nome a prémio de novas dramaturgias