Escolas ficam encerradas até à Páscoa

Discotecas vão ser fechadas, idas ao centro comercial limitadas

A escolas serão todas encerradas na segunda-feira, 16 de Março. A medida durará, pelo menos, até 9 de Abril, dia em que será feita a avaliação de como será o 3º período.

A decisão acontece um dia depois de o Conselho Nacional de Saúde ter determinado que o fecho de escolas devia ser feito caso a caso.

No entanto, justificou o primeiro-ministro, «hoje mesmo o Centro Europeu de Prevenção da Doença emitiu parecer para o encerramento das escolas. Não havendo consenso, manda o princípio da prudência que se avance para a suspensão de todas as atividades letivas presenciais até ao período das férias da Páscoa. Reavaliação a 9 de Abril, para determinar o que fazer relativamente ao 3º período».

«O Governo está determinado a adotar a par e passo cada medida que se revele necessária, com base no melhor conhecimento científico e consenso técnico consolidada», acrescentou António Costa.

António Costa anunciou outras medidas, como o encerramento das discotecas e similares, a limitação da ida a centros comerciais e serviços públicos.

Os restaurantes passam a ter um terço da lotação e as visitas a lares e centros de dia estão suspensas.

O Governo anunciou também a criação de um mecanismo que assegura a remuneração parcial para as pessoas que tenham de ficar em casa a cuidar de crianças ou idosos doentes.

Para o primeiro-ministro, «nenhum de nós sabe se é portador do vírus», Por isso, defendeu, «temos de ter uma enorme responsabilidade para enfrentarmos como comunidade esta ameaça nova que estamos a viver. Só juntos a conseguiremos enfrentar».

De resto, António Costa deixou mesmo elogios a todos os partidos – que foi recebendo ao longo do dia para dar a conhecer estas medidas.

«Não há o partido do vírus e do anti-vírus, esta é uma luta pela nossa própria sobrevivência», disse.

O Governo ainda terá uma reunião do Conselho de Ministros esta noite, onde irá tomar medidas como o «reforço da capacidade do Serviço Nacional de Saúde» e «salvaguardar a situação de emprego e garantir o rendimento das famílias».

Isto para casos em que, por motivos de doença de familiares ou fecho das escolas, as pessoas tenham de ficar em casa.

O primeiro-ministro considerou que o pico do Covid-19…ainda não atingiu o seu pico. «Pelo contrário, está em fase de evolução. Por isso, devemos estar preparados para o pior», defendeu.

Comentários

pub