EMAS de Beja junta-se a candidatura a financiamento do Horizonte 2020

Projeto “TransForCE” visa a promoção da transição para a economia circular no setor das águas residuais

A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja faz parte de um consórcio internacional que apresentou uma candidatura para financiamento ao Horizonte 2020 da União Europeia para a promoção da transição para a economia circular no setor das águas residuais.

O projeto “TransForCE” junta 20 entidades de diferentes países e «pretende agregar conhecimento científico, académico e de gestão, para o desenvolvimento de estratégias e soluções inovadoras para a transição da economia circular aplicada à gestão sustentável das águas residuais», segundo a empresa municipal bejense.

Para além da EMAS de Beja, fazem parte do consórcio entidades da Alemanha, Holanda, Espanha, Bélgica e Suécia, mas também de fora da Europa, «com destaque para África do Sul e Etiópia. Um dos principais pontos fortes do “TransForCE” é a diversidade e experiência dos parceiros envolvidos e das práticas utilizadas no saneamento de águas residuais orientados para uma economia circular».

Os objetivos do consórcio «estão alinhados com as estratégias da Comissão Europeia para o desenvolvimento sustentável e um dos maiores desafios consiste em promover investimentos e executar projetos destinados a valorizar as águas residuais através da produção de soluções inovadoras no âmbito de estratégias orientadas de economia circular de base biológica nas zonas urbanas».

Comentários

pub