Covid-19 suspende Projeto de Expansão do Zinco na mina de Neves-Corvo

Empresa que detém a Somincor diz que decisão foi tomada para proteger população e trabalhadores do contágio

O projeto de expansão de produção de zinco, na mina de Neves-Corvo, em Castro Verde, foi suspenso pela empresa sueco-canadiana Ludin Mining, dona da Somincor, devido à Covid-19.

Em nota publicada no site da Lundin Mining, Marie Inkster, presidente da empresa, adianta que «as atividades de construção e comissionamento diretamente relacionadas com o Projeto de Expansão do Zinco», avaliado em 260 milhões de euros, que foi anunciado há dez dias, a 15 de Março, foram «temporariamente suspensas».

Segundo Marie Inkster, a decisão foi tomada para «reduzir o risco [de contágio] às comunidades locais, trabalhadores e empreiteiros, uma vez que o projeto inclui a contratação de profissionais que viajam de outras regiões de Portugal e também internacionalmente».

A presidente da empresa admite que a covid-19 está a ter impacto «na forma como operamos, mas vamos trabalhar para continuar a nossa missão: explorar responsavelmente metais essenciais para a sociedade».

Até ao momento, «não há casos conhecidos de funcionários ou empreiteiros com covid-19, tenham estado na mina, ou nos nossos escritórios», acrescenta o comunicado.

A Lundin Mining garante ainda que está numa «forte posição financeira» e que está «bem posicionada para manter a estabilidade durante a resposta à covid-19 e às incertezas económicas globais».

Comentários

pub