Covid-19: Associação da Hotelaria de Portugal satisfeita com medidas de “lay-off”

AHP diz que medidas decretadas pelo Governo vão ao encontro do que tem reivindicado

A Associação da Hotelaria de Portugal -AHP está «satisfeita com medidas decretadas pelo Governo», nomeadamente no que toca ao lay-off, anunciou esta entidade.

Os representantes dos hoteleiros saúdam, sobretudo, a aprovação do decreto-lei «que veio esclarecer as condições de acesso das empresas e os procedimentos que devem ser adotados quando aplicadas as medidas excecionais e temporárias de proteção dos postos de trabalho».

«Tanto as medidas agora anunciadas, como as alterações às medidas de lay-off vêm ao encontro das propostas que têm vindo a ser apresentadas pela AHP, pelo que tranquilizam bastante os empresários do setor. No entanto, apelámos para que os pagamentos e os reembolsos às empresas, que têm de avançar com os salários dos trabalhadores e depois esperar pelo reembolso da parte da Segurança Social, fossem rápidos e, pela informação que dispomos, o Governo está a ter isso em consideração, sendo que os primeiros reembolsos estão previstos para 28 de Abril», revelou Raul Martins, presidente da AHP.

«Todos sabemos que a situação é muito complicada para as empresas do setor, mas as respostas têm chegado e todas as nossas propostas têm sido atendidas. Consideramos, por isso, que as medidas até agora anunciadas são correctas e ponderadas e vão ao encontro do que é necessário para continuar a garantir os postos de trabalho e assegurar que teremos capacidade no futuro para retomar a nossa actividade, mantendo os nossos excelentes profissionais», acrescentou.

Ainda assim, Raul Martins salientou a preocupação da associação «quanto ao ritmo de retoma da atividade das viagens e turismo, que vai ser lenta e difícil. É, por isso, necessário alargar os prazos de reembolso das empresas quanto às linhas de apoio vigentes, permitindo-lhes vir a retomar a sua atividade em condições de honrar os seus compromissos. Assim, os reembolsos dos financiamentos terão de ser alargados para cerca de 3 anos, o que vamos propor ao Governo».

A associação tem, de resto, «estado em permanente contacto com o Governo, com quem já reuniu por diversas vezes sobre esta e outras matérias, como também tem informado e esclarecido os seus associados, quer através de contacto telefónico e email, quer através da análise e resposta a perguntas frequentes no âmbito da divulgação de medidas extraordinárias e alterações legislativas».

Os associados da AHP dispõem de uma linha específica de atendimento por email ou telefone, «bem como uma plataforma aberta a toda a comunidade hoteleira, onde se encontram os principais documentos e orientações divulgados pelas entidades oficiais e pela própria AHP, bem como respostas às perguntas mais frequentes colocadas pelos hoteleiros e que têm impacto na organização e na operação das empresas e das unidades hoteleiras».

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