Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Corre viralmente nas redes sociais um relato de uma suposta médica a garantir que morreu o primeiro português infetado pelo Covid-19. Segundo a profissional, tratava-se de um homem de 60 anos internado no Curry Cabral. A informação está a ser veiculada através de um áudio de Whatsapp e já chegou a milhares de portugueses.

“A informação não está a passar da maneira mais realista. Nós, médicos e profissionais de saúde, temos informação privilegiada no sentido em que falamos uns com os outros e vamos tendo noção do que é que se está a passar nos hospitais. Desde ontem à tarde é que nos estamos a aperceber da dimensão disto”, pode ouvir-se no áudio.

E prossegue: “Hoje já morreu um senhor no Curry Cabral, que estava na CUF mas foi transferido, tinha 60 anos e o único fator de risco era o facto de fumar. É a primeira morte que temos de um português, sendo que ontem à noite morreu um senhor na zona da Margem Sul. Era um italiano que cá estava, com 64 anos. A equipa do INEM que o entubou está toda de quarentena.”

infraquinta rumo à sustentabilidade

A Direção-Geral de Saúde negou ao Polígrafo que a mesma seja verdadeira até às 16 horas do dia de hoje. Em Portugal, para já, não houve qualquer morte causada pelo novo coronavírus. Até ao momento estão confirmados 78 casos e 4923 estão em vigilância.

 

Nota editorial: este texto foi produzido pela redação do Polígrafo e validado pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito de uma parceria estabelecida entre as duas entidades a propósito de um tema que se reveste de um inquestionável interesse público.

 

Nota Editorial do Sul Informação: Este fact-check foi publicado originalmente no Polígrafo no dia 12 de Março, às 16h35 e pode ser lido aqui. Os dados mais recentes, divulgados este sábado, dia 14, pelas 10h00, pela DGS, indicam que estão confirmados 169 casos e há 1704 casos suspeitos

Banner lateral albufeira
dia nacional do pescador

Também poderá gostar

calor sol verao1 foto arquivo internet

DGS recomenda medidas de proteção face ao calor nos próximos dias

Frio em casa_Depositphotos_222168242_L

Excesso de mortalidade de 11,8% coincidiu com epidemia de gripe e frio extremo

gravida

Governo garante seguir recomendações da DGS sobre saúde materna e infantil