Câmaras do Alentejo Central oferecem seis ventiladores ao Hospital de Évora

Para já, serão investidos 150 mil euros, mas há mais dinheiro a caminho

Os 14 municípios do distrito de Évora vão investir 150 mil euros na aquisição de seis ventiladores para o Hospital do Espírito Santo, na capital do Alentejo Central, para ajudar ao tratamento de doentes infetados com Covid-19.

Três dos ventiladores, adquiridos a uma empresa na Alemanha, devem chegar esta semana, com entrega na unidade hospitalar até sexta-feira, enquanto os restantes três deverão chegar nos próximos 15 dias.

Este é apenas um primeiro investimento, já que os autarcas da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) pretendem investir mais.

«Apontamos para cerca de 300 mil euros o valor total do apoio dos municípios e de alguns munícipes, como empresas, para, nesta 1ª fase, socorrer já necessidades muito urgentes e complementares ao que o Governo está a fazer», disse à agência Lusa José Calixto, presidente da CIMAC.

Além dos ventiladores, as Câmaras do Alentejo Central pretendem, igualmente, «adquirir máscaras, luvas, zaragatoas, fatos de proteção, kits de testes Covid-19, equipamentos e monitores multiparâmetros de cuidados intensivos».

O também presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz explicou que a escolha do material a oferecer resultou de um levantamento do equipamento que podia ser útil ao hospital, «mas também aos bombeiros, às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), aos próprios serviços municipalizados e às unidades de cuidados primários».

«Num primeiro momento, identificámos uma urgência que era o apoio com mais ventiladores ao hospital de Évora e conseguimos adquirir estes seis, que estão a vir da Alemanha”, disse José Calixto.

Entretanto, a Câmara de Montemor-o-Novo veio a público anunciar que, pela sua parte, vai contribuir com 20 mil euros para este esforço comum».

«A aquisição destes ventiladores é o contributo e a resposta possível à conhecida carência de equipamentos médicos hospitalares, com vista a aumentar e qualificar a capacidade de resposta do Hospital do Espírito Santo de Évora, especificamente, na prestação de serviços e cuidados de saúde à população, neste momento tão complicado», enquadrou a autarquia.

Comentários

pub