Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito produz gel antissético

Parceria com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito anunciou ter concluído, «com êxito», os testes de uma solução de Gel Antissético, com vista a apoiar a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

Uma parceria entre a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) permitiu que fosse criado um Gel Antissético à base de álcool, proveniente de aguardente vínica, para desinfeção das mãos.

Tendo como destino prioritário o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, «de forma a garantir a existência de gel desinfetante em todos os espaços essenciais», a Adega usou uma fórmula de produção recomendada pela Organização Mundial de Saúde, ajustando-a à sua realidade. Este processo foi coordenado pelo Departamento Técnico da Adega, e acompanhado pelo presidente da Adega, engenheiro José Miguel Almeida.

«Nos dias que correm, temos de acorrer ao que é mais necessário para ajudar o país, e, percebendo que a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, estava com dificuldades em obter Gel Antissético, iniciámos de imediato os ensaios para a sua produção», disse José Miguel de Almeida.

Manuel Soares, vogal executivo, em nome do Conselho de Administração da ULSBA, enalteceu o importante contributo e a solidariedade demonstrada pela ACVCA.

«A solução antissética de base alcoólica (SABA) é uma preparação desenvolvida para descontaminação das mãos que, a par de outros meios e cuidados, é essencial no controlo do contágio e proteção de profissionais e doentes. Neste momento difícil, o consumo mensal aumentou para perto do triplo, pelo que, sendo muito difícil encontrar respostas no mercado, esta parceria é primordial e um balão de oxigénio na obtenção deste produto imprescindível», explicou.

Luis Morgado Leão, enólogo da ACVCA, revela que este produto foi desenvolvido «através de quantidades controladas de Glicerina, Peróxido de Hidrogénio e Aguardente Vínica, com os quais foi possível criar um Gel Antissético eficaz e que respeita as normais de Qualidade e Segurança».

Comentários

pub