Programa de voluntariado jovem contra a violência no namoro aceita inscrições

Inscrições estão abertas até ao dia 28 de Fevereiro

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) está à procura de voluntários para integrar a rede nacional de voluntariado “Namorar com fair play“, que se propõe a desenvolver ações promotoras da prevenção da violência no namoro em todo o país.

Esta ação é dirigida a jovens dos 16 aos 30 anos de ambos os sexos, do 3.º ciclo do ensino básico, secundário e universitário. «Visa, de forma lúdico-pedagógica, incentivar as pessoas jovens para uma cidadania ativa e participativa, contribuindo, assim, para alteração de comportamentos violentos no namoro», resume o IPDJ.

Os jovens algarvios interessados em participar poderão inscrever-se até ao dia 28 de Fevereiro neste link. Quem viver no Alentejo, deverá fazer a inscrição aqui.

Após a seleção, os participantes receberão formação, após a qual vão desenvolver ações em escolas, associações juvenis e outras entidades, durante cerca de sete meses.


Desde que surgiu, há quatro anos, a ação de voluntariado jovem “Namorar com fair play” «envolveu 249 voluntários/as em 583 ações desenvolvidas em mais de 251 entidades (escolas e associações) abrangendo mais de 32.500 participantes».

Dados do Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro 2020, da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) «dão conta que 58% de jovens que namoram ou já namoraram reportam já ter sofrido pelo menos uma forma de violência e 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência», segundo o IPDJ.

Comentários

pub