Ourique recebe seis obras de Günther Förg da Coleção de Pintura do Novo Banco

Günther Förg morreu em 2013

Seis obras do artistas Günther Förg vão passar a estar expostas, de forma permanente, na Atalaia – Galeria de Arte de Ourique. 

O protocolo para a cedência destas obras é assinado esta terça-feira, 11 de Fevereiro, às 15h45, nesta galeria de arte.

O momento, presidido por Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, e António Ramalho, presidente do Novo Banco, contará com a presença de Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo.

Este é visto como «um impulso que reforça a oferta de bens culturais no território e é suscetível de ser mais um motivo para uma visita a Ourique».

Günther Förg estudou na Academia de Belas Artes de Munique e fez parte de uma geração pós-guerra de artistas alemães que reagiram contra o modernismo. A diversidade da sua expressão criativa integra escultura, pintura, gravura, fotografia e desenho, muitas vezes em combinação.

Förg foi um dos pioneiros na exibição de obras multidisciplinares, pré-datando grande parte da arte da instalação. Historicamente classificado como um artista abstrato e minimalista, Förg é conhecido pelo uso de cores sólidas e saturadas, embora uma de suas séries mais famosas seja um corpo de fotografias em preto e branco da arquitetura internacional da Bauhaus, feitas entre 1980 e 2006.

Günther Förg morreu em 2013.

Comentários

pub