Municípios do Baixo Alentejo lançam concurso para melhorar transportes públicos

Concurso tem valor base de 1,9 milhões de euros

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal) vai lançar, em Março, um concurso público para concessionar o transporte público de passageiros, durante cinco anos, nos 13 concelhos abrangidos por esta CIM. O objetivo é criar «uma rede intermunicipal de transportes, que permita aumentar a oferta». Atualmente a concessão está entregue à Rodoviária do Alentejo.

Em declarações ao Sul Informação, Jorge Rosa, presidente da Cimbal admitiu que «estamos deficitários, em parte deste território, em termos de transportes públicos. Quando saiu a nova legislação, que deu aos municípios a possibilidade de se assumirem como autoridade de transportes, a Cimbal sugeriu às autarquias que recebessem esta responsabilidade, trabalhando em conjunto para criar uma rede intermunicipal».

O próximo passo foi fazer um estudo que diagnosticasse as carências e que avaliasse os itinerários necessários. «Tentámos, nesse estudo, garantir os circuitos já realizados e tentámos incluir novos circuitos, em zonas que identificámos como mais deficitárias, tendo em conta duas vertentes muito importantes: o transporte escolar e o transportes de pessoas mais idosas que precisam de deslocar-se à sua sede de freguesia e de concelho», acrescentou Jorge Rosa.

O autarca de Mértola realça que «tentámos, nessa rede intermunicipal de transportes, que pudessem entrar concessionárias que possuem autocarros, mas também serviços de táxi, ou IPSS que fazem transporte regular. O objetivo é que através da complementaridade toda a área fique bem servida de transportes públicos».

 

 

O concurso «identifica dezenas de troços repartidos pelos 13 concelhos da CIMBAL. Há quatro zonas diferentes e é possível que a empresa concorra apenas a uma determinada zona, sem concorrer para tudo. Nessa zona, pode prestar o serviço não só com os próprios transportes, como também com outros transportes, fazendo parcerias com outras empresas. Por exemplo, se estivermos a falar de três ou quatro pessoas, pode ser contratado um táxi em vez de ser necessário levar lá um autocarro», enquadra Jorge Rosa.

Também neste concurso estão abrangidas as ligações com outras CIM. «Vamos garantir algumas delas. Outras serão incluídas pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), outras pelo Alentejo Central ou pelo Alto Alentejo».

Já os transportes públicos urbanos de Beja e os transportes escolares especializados não foram incluídos.

Jorge Rosa diz ter «elevada expetativa que concurso fique preenchido com empresas que assumam os serviços de forma a termos uma rede de transportes mais ampla, mas também mais específica e que cubra melhor todo o território».

O preço base do concurso é de 1,9 milhões de euros e a adjudicação deve acontecer ainda durante o primeiro semestre deste ano. O serviço deve entrar em funcionamento em 2021

No total, foram incluídas, segundo o Diário do Alentejo, «62 carreiras municipais, intermunicipais e inter-regionais subdivididas em 239 circulações diferenciadas e que poderão ser integrais, parcelares ou variantes das carreiras».

Segundo o mesmo jornal, «as verbas atribuídas à Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes (PART) serão aplicadas na redução de 25% a 30%” dos preços dos passes gerais, 4-18 (para alunos dos 4 aos 18 anos) e Sub 23 (para estudantes do ensino superior até 23 anos) e para apoiar os municípios associados na comparticipação de passes dos transportes que continuarão a prestar».

Comentários

pub