Festival da Túbera dá a provar as trufas alentejanas em Mértola

Esta é uma iguaria muito procurada e que tem vindo a ganhar apreciadores

Mértola volta a acolher o Festival da Túbera e a valorizar um recurso endógeno da região de Mértola, conhecido como a trufa alentejana, nos dias 21 e 22 de Março.

Esta será a segunda edição deste festival dedicado às túberas, também conhecidas por trufas brancas, «uma iguaria muito procurada nesta região» e que tem um número cada vez maior de apreciadores, segundo a Junta de Freguesia de Mértola, que organiza o evento.

«O seu aroma único e intenso faz com que sejam cozinhados sempre de modo simples. Com feijão, com arroz ou com ovos são as formas mais comuns de as confecionar», descreve.

 

 

A Tenda Multiusos de Mértola foi o local escolhido para acolher o certame, que «dará a conhecer as diferentes formas de cozinhar a túbera».

Mais do que provar os petiscos, os visitantes terão a oportunidade de participar em workshops de apanha e confeção de túberas, promovidos pela Junta de Freguesia mertolense.

«O evento tem como objetivo promover a freguesia e as suas especificidades, valorizando os produtos tradicionais e o mundo rural», conclui a Junta de Freguesia de Mértola.

O nome científico das túberas brancas é Choiromyces gangliformis. Conforme a zona são chamadas túberas, tubras, criadilhas, batatilhas ou silarcas. Trata-se, na realidade, de fungos que crescem junto às raízes de alguns carvalhos, como o sobreiro. Não chegam a ter o aroma forte das trufas negras do Pèrigord (França), as mais famosas e caras do mundo, mas têm uma textura única e impossível de imitar.

Comentários

pub