Câmara Municipal de Odemira promove reunião descentralizada em Relíquias

Iniciativa inclui também a visita ao território da freguesia

A freguesia de Relíquias vai acolher, no próximo dia 5 de Março, a primeira reunião descentralizada de 2020 promovida pela Câmara Municipal de Odemira.

A realização de reuniões da Câmara nas freguesias é uma medida do programa municipal Odemira Participa, que promove a proximidade e descentralização, com o objetivo de envolver a população nas decisões políticas e na gestão do território.

A iniciativa inclui também a visita ao território da freguesia. A reunião da Câmara decorrerá na sede da Junta de Freguesia de Relíquias, a partir das 14h30, sendo aberta à participação cívica.

A freguesia tem 931 habitantes (Censos 2011) e uma área de 120 km2. A freguesia de Relíquias surgiu na segunda metade do século XVI, em consequência da reorganização religiosa do país.

A aldeia cresceu à volta da igreja, provavelmente assente sobre um povoado de origem bem mais antiga. Nossa Senhora das Relíquias, ou Nossa Senhora da Assunção, é a padroeira da aldeia.

No território da freguesia, que marca a mudança de paisagem entre a planície e a serra, encontram-se várias aldeias como Vale Ferro, Pereiro Grande e Ribeira do Salto. É uma freguesia rural, com grande peso da agricultura, pecuária e produção florestal.

Comentários

pub