Baja TT ACP acelera pelo Alentejo

A competição foi apresentada esta quinta-feira, 6 de Fevereiro

A Baja TT ACP Santiago do Cacém/Grândola, a disputar-se de 6 a 8 de Março, vai receber perto de 100 participantes. 

A Baja TT inclui a prova de carros a contar para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e para a Taça de Portugal de Todo o Terreno e extra campeonato para Motos, Quads e SSV.

Na prova, os concorrentes vão navegar por trilhos traçados entre os Municípios de Santiago do Cacém e Grândola com passagem por Alcácer do Sal e Sines, num total de 250 quilómetros.

A competição foi apresentada esta quinta-feira, 6 de Fevereiro, momento em que Orlando Romana, do ACP, referiu que a grande novidade da Baja TT é o facto de 50% dos troços do piso a percorrer serem em areia, sendo um percurso que é uma novidade absoluta para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

O centro de operações vai ficar sediado no Auditório António Chainho, em Santiago do Cacém, onde têm lugar as verificações técnicas, a assistência e o parque fechado. A cerimónia de partida tem lugar dia 6 de Março, ao final da tarde em Santo André.

No sábado, dia 7, tudo se passará no concelho de Grândola com três troços cronometrados. O prólogo de 4 quilómetros, o SS1 com 60 quilómetros, o SS3 com 50 quilómetros e dois reagrupamentos no Parque de Feiras e Exposições.

O último dia da prova tem um único troço, o SS3, desenhado ao longo de 140 quilómetros no concelho de Santiago do Cacém. A entrega de prémios será no Auditório António Chainho.

Carlos Barbosa, presidente da ACP, acredita «que a prova vai ser um sucesso, um bom desafio para a região, e um começo de algo que pode ser muito grande daqui a uns anos».

Na sua intervenção, António Figueira Mendes, presidente da Câmara de Grândola, fez questão de realçar a importância da prova para a promoção e divulgação do concelho.

O autarca relevou que os percursos para a Baja TT foram estudados e escolhidos com a maior sensibilidade, tendo em conta a preocupação na preservação da paisagem, procurando ao mesmo tempo tornar a prova atrativa e sustentável.

Por fim, Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, mostrou a sua satisfação com a chegada do novo evento do ACP ao Município, afirmando que, «ter uma prova do Campeonato de Portugal de TT com pilotos de topo, vai atrair a curiosidade de muitos».

Comentários

pub