Autarcas de nove concelhos algarvios estão a participar numa visita de trabalho a Espanha, organizada pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, para conhecer soluções de dessalinização.
A iniciativa acontece num momento em que a região do Algarve atravessa um período de seca «severa» e «extrema» e onde soluções como a construção de uma nova barragem, a implementação de uma central de dessalinização ou a reutilização das águas residuais estão em cima da mesa, tal como o ministro do Ambiente e da Ação Climática admitiu ontem.
Numa sessão, em Loulé, João Matos Fernandes mostrou mesmo ser um adepto desta solução da dessalinização.
Na comunidade autónoma de Valência, os autarcas visitaram, esta terça-feira, 4 de Fevereiro, um centro tecnológico em Denia e duas estações de dessalinização: uma em Racons e outra em La Marina Baja, ambas na província de Alicante.
O programa de amanhã, quarta-feira, reserva uma visita a duas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR): uma em La Gavia (Madrid) e outra em Ávila, localidade da comunidade autónoma de Castela e Leão.
Esta última instalação é caracterizada como estando no topo do desenvolvimento tecnológico do tratamento e reaproveitamento de água, tendo capacidade de tratar a água com uma qualidade final superior.
Para Conceição Cabrita, presidente da Câmara de VRSA e uma das autarcas presentes, «num momento em que se debatem e tomam medidas para fazer face aos efeitos das alterações climáticas, é necessário colocar todas as soluções em cima da mesa para assim ponderar, de forma esclarecida, os prós e contras, os custos, bem como o impacte ambiental de cada uma destas alternativas de produção de água potável».
Nesta visita participam autarcas de VRSA, Olhão, Loulé, Faro, Albufeira, Lagoa, Alcoutim, Castro Marim e Monchique.