Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve vai apresentar, no próximo dia 2 de Março, às 14h30, no Anfiteatro Teresa Gamito da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas (Faro), o processo de início de elaboração do Plano Regional de Saúde do Algarve 2021-2030. 

Este é um projeto que está a ser iniciado pelo Departamento de Saúde Pública e Planeamento (DSPP) da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

«Um Plano de Saúde da população é um documento com um prazo temporal próprio, que pretende identificar e hierarquizar as necessidades de saúde da população e propor objetivos de saúde, estratégias de intervenção e recomendações quanto à sua implementação pelos diversos atores envolvidos nas mesmas (dentro e fora do setor da saúde)», explica a ARS.

Banner lateral albufeira

«Tratando-se de um documento que reflete as estratégias de intervenção em saúde até 2030, é nosso propósito envolver parceiros-chave, desde o início, incluindo a visão multisetorial trazida por todos os organismos que atuam na região, nomeadamente os que não estão diretamente associados aos serviços de saúde (municípios, academia, forças de segurança, institutos, associações, instituições religiosas, entre outros), entidades representativas da comunidade e um painel de peritos», acrescenta.

«A ideia passa por permitir, a todos, com os seus contributos, facilitar o percurso até à versão final do documento, que constituirá uma referência estratégica para a elaboração de planos operacionais e tomada de decisões», considera a ARS.

A Administração Regional de Saúde acredita que esta «abordagem valoriza e chama a participar elementos de diferentes setores da sociedade algarvia, pelo que muito beneficiará a qualidade do produto final e, consequentemente, a obtenção de ganhos em saúde pelas populações da região».

Neste sentido, têm-se sido feitas várias reuniões, nomeadamente com entidades pertencentes ao sector da saúde – os Cuidados de Saúde Primários, a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Unidades Privadas Prestadoras de Cuidados de Saúde.

festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

escola_liceu_faro_covid_19_inicio_aulas_fc-2

Greve da Função Pública na sexta-feira pode afetar educação, saúde, fisco e registos

Foto: Depositphotos

Aumento de sem-abrigo nas urgências hospitalares por um teto, comida e higiene

Psicologo_psicologia_Depositphotos_420537996_L

Especialistas apresentam hoje recomendações para uso clínico de psicadélicos