Verdes querem fim da colheita mecanizada noturna de azeitona para preservar avifauna

Investigadores portugueses estimam que 96 mil aves sejam afetadas todos os anos

Os Verdes querem a interdição da colheita mecanizada noturna de azeitona como forma de preservar a avifauna. 

Neste sentido, o partido político já deu entrada, na Assembleia da República, de um projeto de lei que visa o impedimento da colheita mecanizada noturna de azeitona, método ligado à produção superintensiva de olival, com vista à preservação da avifauna. Esta é uma situação particularmente importante para o Alentejo.

Investigadores portugueses estimam que 96 mil aves sejam afetadas todos os anos devido à apanha mecanizada de azeitona durante a noite. O Governo referiu que está a ser produzido um estudo científico para avaliação do impacto desse método de colheita na avifauna e que o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas vai reforçar ações de fiscalização e de sensibilização aos operadores envolvidos na apanha da azeitona.

O PEV considera, contudo, «que é preciso uma ação mais determinada e, por forma a preservar a biodiversidade e proteger as aves afetadas, apresenta o projeto de lei para que seja introduzida a interdição expressa de práticas produtivas, tais como a colheita mecanizada noturna de azeitona».

Comentários

pub