Secretária de Estado inaugura centro para pessoas com deficiência grave em Grandaços

Construção do centro custou 64 mil euros

O novo Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) de Grandaços, no concelho de Ourique, vai ser inaugurado na sexta-feira, dia 31, às 16h00, com uma cerimónia que contará com a presença de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência.

«Este é um projeto que dará resposta a dez pessoas com deficiência grave e profunda. Surgiu porque não havia soluções suficientes neste campo no território, não apenas em Ourique, mas noutros concelhos vizinhos», resumiu, em declarações ao Sul Informação, Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique.

«O centro surge de uma parceria entre o município de Ourique e a Cercicoa – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas e Solidariedade Social dos Concelhos de Castro Verde, Ourique e Almodôvar. Nós cedemos o edifício onde tinha funcionado o Centro de Convívio de Grandaços, que estava sem utilização. A  Cercicoa avançou para as obras de alteração necessárias, com apoio da União Europeia», acrescentou.

As obras custaram 64 mil euros, verba cofinanciada em 85% pela UE.

Este novo equipamento social vai «desenvolver atividades para jovens e adultos com deficiência grave a profunda, cujo objetivo é o de promover a valorização pessoal e a integração social de pessoas com deficiência, de forma a permitir-lhes o desenvolvimento possível das suas capacidades».

«Esta valência social vem qualificar as respostas sociais existentes em Ourique, numa iniciativa em que a conjugação de vontades foi decisiva para corresponder às necessidades das famílias do nosso território, com o aproveitamento de um edificado já existente que assim é devolvido à comunidade com uma enorme relevância social», resumiu por seu lado, a Câmara de Ourique, numa nota de imprensa.

Marcelo Guerreiro lembrou que, igualmente no âmbito de uma parceria entre a autarquia e a Cercicoa, estão em curso obras de construção de um Lar Residencial para pessoas com deficiência e incapacidade na vila de Ourique.

«Este lar irá complementar não só a resposta dada pelo CAO de Grandaços, mas de todas as outras infraestruturas da Cercicoa, nos concelhos de Almodôvar e de Castro Verde».

Comentários

pub