Políticas «pouco amigáveis» do Hospital do Litoral Alentejano estão a «afugentar» médicos

Sindicatos dos médicos apelam a uma mudança na forma de gestão deste hospital

Os sindicatos dos Médicos da Zona Sul (SMZS) e Independente dos Médicos acusam o Conselho de Administração do Hospital do Litoral Alentejano (HLA) de «políticas e atitudes pouco amigáveis» em relações aos profissionais de saúde, que os «tem vindo a afugentar, com consequente aumento de saídas e agravamento das insuficiências sentidas».

Esta posição pública dos dois sindicatos surge após uma reunião que mantiveram com médicos desta instituição, esta segunda-feira, dia 13 de Janeiro.

Salientando que «os problemas deste hospital são bem conhecidos no que respeita às graves carências de profissionais de saúde», os sindicalistas dizem que o Conselho de Administração, além de «pouco fazer para os contratar», está a afugentá-los, com a sua política.

«Nos últimos meses constatámos o encerramento sucessivo do Serviço de Urgência por ausência de médicos, deixando a população ainda mais limitada no que respeita à oferta de cuidados de saúde. Por outro lado, os profissionais que continuam estoicamente a trabalhar recusam, e muito bem, assumir a responsabilidade por incidentes motivados pela falta de adequadas condições de trabalho», enquadram.

Os dois sindicatos médicos apelam ao Conselho de Administração «para que cesse esta forma de gestão do HLA» e prometem continuar «a atuar em defesa de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) de qualidade, no qual os médicos são peça fundamental. É essencial o respeito pelas carreiras médicas, a valorização dos profissionais médicos e a implementação de um sistema de incentivos à sua fixação».

Comentários

pub