Percurso temático dá a conhecer a importância da água Castello para Moura

Primeiro contrato para exploração «das águas minero-medicinais» de Moura foi assinado há mais de 120 anos

Passeios mensais vão dar a conhecer a importância da água mineral e a história da marca Castello, enquanto património natural, cultural e paisagístico de Moura.

A Câmara alentejana e a empresa Mineraqua vão assinar no dia 14 de Janeiro, às 14h30, no castelo de Moura, um protocolo que visa «a realização de até dois passeios mensais, que consistem no Percurso Temático da Água “Do Castello até Pisões”», revelou a autarquia mourense.

Nesse mesmo dia, será feito, pela primeira vez, este passeio, que tem como pontos de interesse as nascentes existentes no castelo de Moura e em Pisões.

«A parceria agora estabelecida entre o município de Moura e a Mineraqua Portugal é fundamental para dar a conhecer a importância histórica da marca Castello na vivência da cidade de Moura. Este protocolo insere-se nesta estratégia municipal com o objetivo de preservar a memória e potenciar esse passado como oferta cultural e turística, pretendendo igualmente envolver a comunidade escolar do concelho», revelou a Câmara.

 

 

A data de 14 de Janeiro foi escolhida propositadamente, já que foi neste dia, em 1899, que foi assinado o primeiro contrato de exclusividade entre a autarquia e os empresários Julio Maximo Pereira e António de Assis Camilo, para a «exportação das águas minero-medicinais» da então vila de Moura, «começando aqui a Água Castello a dar os seus primeiros passos».

Esta iniciativa representa igualmente o culminar das comemorações dos 120 anos da marca, que contemplaram várias iniciativas realizadas ao longo do ano de 2019.

Comentários

pub