Ourique evoca 730 anos da atribuição do foral

António Quaresma participará na iniciativa

Uma palestra de evocação dos 730 anos do Foral de Ourique realiza-se esta quarta-feira, 8 de Janeiro, às 18h30, no Auditório da Biblioteca Municipal, com a participação do professor António Quaresma. 

Em 8 de Janeiro de 1290, estando D. Dinis, em Beja, foi concedida a Carta de Foral a Ourique, sendo a localidade elevada a vila.

Agora, 730 anos depois, evocar esta efeméride é «reafirmar a valorização da história do território e disponibilizar conhecimento à população».

«Ourique tem muito orgulho na sua história, nas convergências que ocorreram no seu território e no contributo para a diversidade da História de Portugal. Esta perspetiva de valorização da memória coletiva e do património histórico tem estado presente na ação do Município de Ourique como pressuposto de afirmação da sua comunidade e do seu território rural», acrescenta a autarquia.

António Quaresma, que participará nesta sessão evocativa, é licenciado e doutor em História, tendo sido professor do Ensino Preparatório. Tem realizado investigação na área da sua especialidade, em particular sobre o Litoral Alentejano e o Baixo Alentejo.

Comentários

pub