Nove Câmaras do Algarve e do Alentejo têm IMI mais baixo em 2020

Em 25 municípios alentejanos e em quatro do Algarve, será aplicada a taxa mínima de 0,3%

Foto: Ana Madeira|Sul Informação

Nove Câmaras Municipais do Algarve e do Alentejo optaram por diminuir a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 2020, em relação ao ano passado. Em sentido contrário, a Câmara de Castro Marim, no Sotavento Algarvio, será a única em todo o país a aumentar o valor cobrado.

Os municípios algarvios de Faro (de 0,4% para 0,38%), Tavira (de 0,37% para 0,36%) e Vila do Bispo (de 0,35% para 0,34%), bem como os alentejanos Beja (de 0,34% para 0,33%), Cuba (de 0,34% para 0,3%, a taxa mínima), Évora (de 0,45% para 0,44%), Mourão (de 0,45% para 0,4%), Redondo (de 0,35% para 0,325%) e Santiago do Cacém (de 0,365% para 0,36%), são aqueles que optaram por baixar a taxa para Urbanos Avaliados nos Termos do CIMI, segundo dados divulgados no Portal das Finanças.

Castro Marim decidiu, por seu lado, aumentar o IMI de 0,35% para 0,4%, uma opção há muito defendida por Francisco Amaral, presidente da Câmara deste concelho. O aumento acontece depois do edil castro-marinense ter garantido a maioria absoluta nas Eleições Intercalares que decorreram em Junho.

Na plataforma online das finanças, consta já a taxa de IMI de 300 municípios do país, 40 dos quais optaram por diminuir a taxa, em relação ao que cobraram em 2019. Por outro lado, houve 153 autarquias a optar por manter a taxa mínima, de 0,3%.

Neste campo, há 25 Câmaras alentejanas e quatro do Algarve que optaram por cobrar o mínimo previsto na lei.

No Alentejo, a lista é composta por Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Castro Verde, Moura e Serpa (Distrito de Beja), Arraiolos, Estremoz, Montemor-o-Novo, Mora, Portel e Viana do Alentejo (Distrito de Évora), Alter-do-Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa e Ponte de Sôr (Distrito de Portalegre) e Alcácer do Sal (Distrito de Setúbal).

No Algarve, Albufeira, Alcoutim, Loulé e Monchique são os municípios que irão cobrar uma taxa de 0,3%, de entre as que já constam da lista (a informação sobre Lagos e Silves ainda não está disponível).

Destaque, ainda, para aqueles que irão cobrar a taxa máxima, que em 2020 será de 4,5%, percentagem que será aplicada por Portimão, no Algarve, e pelo Alandroal, no Alentejo, ambas a cumprir planos de reequilíbrio financeiro após terem recorrido ao Fundo de Apoio Municipal (FAM).

O município de Vila Real de Santo António será a exceção à regra e aplicará uma taxa ainda mais alta, de 0,5%, já que foi obrigado pela unidade de gestão do FAM, ao qual recorreu, a intensificar as medidas de saneamento financeiro, há cerca de um ano, depois de ter entrado em incumprimento.

Para saber qual a percentagem de IMI que será aplicada no seu concelho aceda ao Portal das Finaças através deste link e selecione o ano (neste caso, será 2019) e o distrito.

Comentários

pub