Moura pede fotografias antigas à população para integrar mostra sobre património imaterial

“Pensar o Intangível” é projeto em Moura

Fotografia antiga: José Maria Feliciano, barbeiro (Moura)

A Câmara Municipal de Moura pede que «aqueles que sejam detentores de fotografias antigas» do concelho «as disponibilizem para digitalização», em qualquer dos seus núcleos museológicos (de terça-feira a domingo) ou nas Juntas de Freguesia.

O pedido tem a ver com a concretização do projeto “Pensar o Intangível”, que a autarquia está a dinamizar, pelo terceiro ano consecutivo. Este projeto de Valorização do Património Imaterial do Concelho de Moura é desenvolvido pelo Setor de Museus e Património Histórico.

Preservar o património intangível, expresso, entre outros, nas tradições, no saber fazer, na linguagem, nas técnicas, bem como divulgá-lo e promover a sua comunicação são os objetivos deste projeto.

No primeiro eixo temático, foi feito trabalho de recolha em torno das festividades tradicionais do concelho de Moura, que permitiu a sistematização de informações que constaram na mostra “Criar memórias”, exposição itinerante que, em 2019, percorreu o município.

Termina agora o segundo eixo temático, dedicado às artes e ofícios tradicionais. No âmbito deste tema, foi desenvolvido trabalho de campo que envolveu a recolha de testemunhos em registo fotográfico e vídeo, compilação de fotografias antigas e instrumentos de trabalho.

O resultado desta pesquisa, realizada em todo o concelho, irá agora dar origem a uma exposição que está em preparação. É para esta mostra que a Câmara Municipal pede a ajuda da população, cedendo fotografias antigas, que serão digitalizadas e devolvidas.

“Pensar o Intangível” é um projeto que tem a duração de quatro anos e que conta com a colaboração da comunidade local para o seu enriquecimento.

 

Entrevistas com a população

Comentários

pub