Ministério da Cultura atribui Medalha de Mérito Cultural ao arqueólogo Cláudio Torres

A medalha será atribuída em reconhecimento por «uma vida dedicada» à investigação arqueológica e às causas do património

Cláudio Torres – Foto: Nuno Costa | Sul Informação

O Ministério da Cultura decidiu atribuir a Medalha de Mérito Cultural ao arqueólogo Cláudio Torres, numa cerimónia que terá lugar este sábado, dia 11 de Janeiro, ao meio dia, no Campo Arqueológico de Mértola, do qual foi fundador.

A medalha será atribuída em reconhecimento por «uma vida dedicada» à investigação arqueológica e às causas do património.

Estarão presentes na cerimónia, além da ministra da Cultura Graça Fonseca, a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, a vereadora da Câmara de Mértola Rosinda Pimenta, e a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

A cerimónia terminará com a atuação do grupo “Cantadores do Alentejo”, de Beja.

O arqueólogo Cláudio Torres, que faz 81 anos no dia em que receberá esta Medalha de Mérito Cultural, é descrito como «insubmisso, contestatário, frontal, criativo, obstinado e sempre revolucionário». Foi preso ainda na faculdade pela PIDE, por pertencer ao Partido Comunista Português, tendo suportado «com estoicismo os interrogatórios, a tortura, a prisão».

É «mítica» a sua fuga num barquinho de recreio e o longo exílio, que o levaria da miséria em Marrocos à constatação, na Roménia de Ceausescu, das contradições políticas, da repressão e do subdesenvolvimento dos países comunistas».

Nascido em 1939, Cláudio Torres é fundador e diretor do Campo Arqueológico de Mértola. Fundador e diretor da revista “Arqueologia Medieval”.

Doutor “honoris causa” pela Universidade de Évora (2001). Prémio Pessoa 1991. Em 1993, foi investido pelo Presidente da República com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Desde 2006, membro do Conselho Consultivo do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR).

Entre 1974 e 1986, docente de várias cadeiras ligadas à História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre 1986 e 1996, chefe da Divisão Sociocultural da Câmara Municipal de Mértola. Entre 1996 e 2002 (data da sua reforma), diretor do Parque Natural do Vale do Guadiana.

Em 2001, representante de Portugal no Comité do Património Mundial da UNESCO. Entre 1996 e 2007, presidente da Comissão Nacional Portuguesa dos Monumentos e Sítios – ICOMOS. Entre 2004 e 2012, Coordenador Nacional da Rede Portuguesa da Fundação Anna Lindh.

Tem desenvolvido a sua atividade científica em particular na área do património cultural, nomeadamente nos domínios da arqueologia, da investigação histórica e da museologia.

Da sua atividade museográfica, destaca-se: diretor do Museu de Mértola desde a sua fundação; Em 1988, organizou e dirigiu a equipa que montou na galeria Bab Oudaya em Rabat, Marrocos, a exposição “Mértola Almorávida e Almôada”; 1997, consultor científico da exposição itinerante “Memórias Árabo-Islâmicas em Portugal” organizada pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses; 1998, membro da Comissão Científica do programa de incremento do turismo cultural “Moura Encantada” lançado pela Direção Geral de Turismo; 1998, Comissário (em colaboração) da exposição itinerante “O Islão entre o Tejo e o Odiana.”; 1998 Comissário científico (em colaboração) da exposição “Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo” aberta no Museu Nacional de Arqueologia até finais de Outubro; 1999 Comissário científico (em colaboração) da exposição “As portas do Mediterrâneo” aberta em Tânger, durante os meses de Setembro e Outubro, e em Rabat, durante os meses de Novembro e Dezembro do mesmo ano.

Entre outros trabalhos publicados, destacam-se: “O Gharb al-Andaluz” in História de Portugal – (Vol. I), 1992 (direção de José Mattoso), Círculo de Leitores; “A arte islâmica no Ocidente Andaluz” (em colaboração) 1995 in História da Arte Portuguesa (direção de Paulo Pereira) “O Legado Islâmico em Portugal” (em colaboração) 1998, Círculo de Leitores.

Comentários

pub