Mértola aprova orçamento de 19 milhões para 2020 com o foco no seu património

Pavilhão Multiusos, Lar de São Miguel do Pinheiro e Estação Biológica de Mértola são algumas das obras principais

Dezanove milhões de euros é o montante total do Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2020, aprovados, por maioria, nos dias 18 e 19 de Dezembro, pela Câmara e pela Assembleia Municipal de Mértola.

O Pavilhão Multiusos de Mértola, o Lar de São Miguel do Pinheiro, a Estação da Biodiversidade de Mértola e a pavimentação e saneamento de Picoitos são algumas das obras consideradas «estruturantes para o desenvolvimento económico, cultural e social do concelho» que a Câmara Municipal irá finalizar ou implementar neste novo ano.

A conclusão do Pavilhão Multiusos de Mértola e a sua entrada em pleno funcionamento irá permitir «introduzir importantes melhorias e alguma inovação aos eventos que organiza anualmente, nomeadamente a Feira do Mel, Queijo e Pão e a Feira da Caça», assim como «permitir aos agentes económicos disporem de um espaço para a realização de outros eventos e iniciativas», salienta a autarquia.

 

O ano de 2020 deverá ficar também marcado pelo avanço da obra do Lar de São Miguel do Pinheiro, a conclusão da recuperação da designada Casa Cor-de-Rosa, no Centro Histórico de Mértola, onde será instalado o projeto do “HAMMAM” e “Casa de Chá”, e a recuperação do edifício do Cineteatro da Mina de São Domingos.

Outra obra importante é a intervenção ao nível das Infraestruturas de abastecimento de água, águas residuais e pavimentação na localidade de Picoitos. Esta é uma intervenção que já se iniciou em 2019, mas que terá em 2020 a sua conclusão.

O arranque do projeto relacionado com o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia, com a criação da Estação Biológica de Mértola, nas áreas da Biodiversidade, Agroecologia e Cinegética, «perspetiva-se como dos projetos mais decisivos para o futuro deste território e desta região».

O projeto para a Estação Biológica de Mértola, que irá nascer nos antigos silos da EPAC, na margem esquerda do Guadiana, frente à vila, foi apresentado a 13 de Dezembro, numa iniciativa onde o Sul Informação esteve presente.

 

Outro dos «projetos estruturantes» cujo arranque se perspetiva já para 2020 é o Centro de Interpretação da Biodiversidade do Vale do Guadiana, com a criação da designada Galeria da Biodiversidade de Mértola, também no mesmo local.

2020 será também «um ano decisivo para um novo impulso com vista à concretização do CAO-Centro de Atividades Ocupacionais para Deficientes de Mértola», acrescenta a Câmara desta vila do Baixo Alentejo.

A autarquia propõe-se ainda «concretizar mais algumas intervenções ao nível da pavimentação de arruamentos, como é o caso de Alcaria Ruiva e São Pedro de Sólis».

Ao nível das acessibilidades, a Câmara continuará a promover um «forte investimento» nesta área, com a repavimentação e alargamento, em algumas zonas, da EM 509, que liga São João dos Caldeireiros à EN 122 (Beja) junto a Vale de Açor de Baixo.

Um dos projetos que ganhou alguma preponderância no último ano e que em 2020 poderá finalmente começar a dar os seus frutos é a estratégia de implementação da Rede Alimentar de Mértola onde se integram iniciativas/projetos como o projeto “Mértola com gosto” ou “Frescos sobre Rodas”.

Outra das iniciativas lançadas recentemente que revelou importantes indicadores, e que terá em 2020 a sua segunda edição, é o Orçamento Participativo Mértola.

No domínio da salvaguarda e valorização do património, destacam-se «dois projetos estruturantes que, encerram em si processos de reflexão, salvaguarda, valorização ação educativa conjunta»: a candidatura de Mértola a Património da Humanidade e a candidatura do Vale do Guadiana à condição de Geoparque, ambas as “classificações” sob o desígnio da UNESCO.

 

Fotos: Nuno Costa | Sul Informação

Comentários

pub