Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

A Formação Transitiva GerminArte, para educadores, mediadores, músicos e outros artistas com interesse pela criação dirigida à infância, começa já esta segunda-feira, 27 de Janeiro, no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé. 

A iniciativa, ministrada pela Companhia de Música Teatral, vai-se prolongar até dia 29 e faz parte da nova programação do Cine-Teatro Louletano.

«Trata-se da continuação da aposta estratégica na área da Arte para a Infância, nomeadamente na vertente formativa, que o Cineteatro Louletano tem vindo a desenvolver deste 2016 numa lógica de continuidade e aprofundamento, e com um estreito envolvimento de várias entidades e instituições do concelho de Loulé e da região, nomeadamente da Universidade do Algarve através da sua Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC)», diz a Câmara de Loulé.

infraquinta rumo à sustentabilidade

A “Formação Transitiva GerminArte”, proposta pelo segundo ano consecutivo pelo Cineteatro Louletano, integra-se no projeto “GerminArte – Transformação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância” e é composta por três módulos: “Bebé Plimplim”, “Super-sonics” e “Colos de Música”. Visa proporcionar a todos os inscritos vivências musicais que possam enriquecer a interação com bebés e crianças.

Tendo como princípios basilares a teoria de aprendizagem musical e a conceção da música como instrumento de comunicação, os módulos propõem: atividades de movimento, de exploração vocal e de aprendizagem de canções e cantos rítmicos, atividades de escuta ativa, movimento e prática vocal e atividades de escuta tímbrica, composição e performance musical com recursos sonoros não convencionais, valorizando o seu potencial expressivo e inclusivo.

Além de poder possibilitar a fruição de momentos significativos de interação musical e o contato com outros profissionais do setor que lidam com a infância em diferentes contextos, a “Formação Transitiva GerminArte” explora instrumentos comunicacionais ao nível do corpo, da voz e da utilização de recursos sonoros diferenciados.

Esta formação tem uma duração total de 9 horas (três módulos de 3 horas), realizando-se nos dias 27 a 29 de Janeiro (segunda a quarta-feira) em horário pós-laboral, das 18h00 às 21h00, conferindo certificado de participação.

O Cartão de Amigo do Cineteatro é aplicável a esta formação, conferindo um desconto de 40%. A formação, de lotação limitada, requer inscrição prévia pelos seguintes contactos: [email protected] / 289414604.

A Companhia de Música Teatral regressará novamente a Loulé em meados de 2020, com Helena Rodrigues, diretora artística daquela estrutura, Jorge Parente, Paulo Maria Rodrigues e Rita Roberto como formadores do ciclo formativo intensivo (42 horas) que terá lugar entre os dias 20 e 26 de Julho, denominado “Mil Pássaros – Formação Imersiva em Arte para a Infância” (em estreia a sul do país), isto depois do impacto da formação “Jardim Interior” realizada em Loulé em 2019.

vamos à vila 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

sergio leite conservatorio loule orgao sinfonico_ PL (2)

Silêncio que se vai construir o órgão sinfónico da Matriz de Loulé