Juan Moreno é o novo presidente da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia

Novo presidente irá propor que próxima Cimeira Ibérica tenha lugar na Andaluzia

Juan Moreno, presidente da Junta da Andaluzia, é também, desde ontem, o novo presidente da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia. O cargo de liderança rotativa foi-lhe passado por Francisco Serra, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve, numa sessão que decorreu esta quinta-feira, 16 de Janeiro, em Faro, com a participação de Isabel Ferreira, secretária de Estado da Valorização do Interior.

O V Conselho da EuroAAA serviu para fazer um balanço das atividades desenvolvidas nos últimos anos (2013 – 2019) e apresentar os resultados do trabalho realizado, para lançar novos desafios e oportunidades territoriais e fazer uma abordagem das perspetivas de futuro.

Contou com intervenções dos representantes máximos das três regiões e com contributos de Paulo Águas (Reitor da Universidade do Algarve), João Assunção (Gestor do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia), João Queirós (Cônsul Geral de Portugal em Sevilha) e de Carmen Crespo Díaz (Conselheira de Agricultura, Pecuária, Pesca e Desenvolvimento Sustentável da Junta de Andaluzia).

O presidente da CCDR Algarve destacou a importância da EuroAAA e do trabalho de cooperação institucional transfronteiriça, iniciado há mais de 30 anos entre o Algarve e a Andaluzia, «papel de extrema relevância na aproximação e no enriquecimento cultural, social e económico».

Deu como exemplos de cooperação os trabalhos desenvolvidos no contexto da Estratégia de Especialização Inteligente – RIS3 Transfronteiriça (RIS3AAA), a melhoria da navegabilidade no rio Guadiana até ao Pomarão (em curso), os inúmeros projetos cofinanciados pelo Interreg Espanha – Portugal (POCTEP), e as intervenções do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Guadiana, que junta os municípios raianos de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Segundo Francisco Serra, que presidiu à estrutura nos últimos anos, a EuroAAA permitiu desenvolver «centenas de projetos conjuntos”, notando que estes “podiam ter sido muitos mais, caso a dotação financeira fosse superior».

«A sociedade civil também constitui uma prioridade nos desígnios da EUROAAA» referiu Francisco Serra, sublinhando que «a cidadania é uma preocupação transversal da nossa estratégia, traduzida no compromisso assumido pelas três regiões para reforçar a cooperação em áreas como a saúde, a proteção civil, a ação social e muitas outras, com incidência direta na qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos» do Alentejo, do Algarve e da Andaluzia

O novo presidente da EuroAAA, Juan Moreno, defendeu que a estrutura deve ser mais ambiciosa e saber «jogar bem as suas cartas», para que «se faça notar», com maior ambição na Europa.

«A unidade e a colaboração fazem-nos mais eficazes, e uma boa demonstração disso é o Centro Ibérico para a investigação e Luta contra os Incêndios Florestais (CILIFO), uma nova forma de prevenir e atuar com tecnologias de ponta».

«Vamos propor ao Governo de Espanha albergar durante a nossa presidência a próxima Cimeira Ibérica Espanha-Portugal», anunciou Juan Moreno, acrescentando que «devemos ser pontas de lança do desenvolvimento sustentável, das energias renováveis e da economia azul».

Comentários

pub