Feira do Porco Alentejano também terá sabores italianos e croatas

A Feira do Porco Alentejano é «um dos mais importantes certames de promoção do mundo rural»

A Feira do Porco Alentejano, que se realiza de 27 a 29 de Março, em Ourique, receberá delegações de Itália e Croácia. 

O Município de Ourique acolherá assim delegações destes país «que partilham com Portugal uma resiliente comunidade rural comprometida em valorizar os seus produtos regionais nos territórios nacionais e no plano internacional, como expoente de qualidade do labor de um povo».

O presunto de Parma (no original, em italiano, prosciutto di Parma) é um dos mais famosos da Itália, um produto com denominação de origem protegida (DOP), feito com pernas de porcos criados nas regiões central e norte da Itália, com uma alimentação especial: cevada, milho, fruta e o soro e restos de coalho do queijo parmesão.

O presunto da Cróacia é produzido na região da Ístria e na região da Dálmata. Ao contrário da Croácia costeira do Sul, onde os dálmatas defumam o presunto, os ístrios curam a carne com o forte vento setentrional dos Bura.

O presunto da Ístria é envelhecido de 12 meses a 18 meses, dependendo das condições climáticas.

A Feira do Porco Alentejano é «um dos mais importantes certames de promoção do mundo rural, das marcas de identidade do território de Ourique e dos saberes e sabores da região, que assume cada vez mais uma relevância internacional na afirmação da capacidade produtiva agroalimentar e pecuária», conclui a autarquia.

Comentários

pub