Évora inaugura exposição de artista italiana

Mostra fica patente ao público até dia 15 de Fevereiro

A exposição “Postcards_Trilogy (2013-2016)” é inaugurada na próxima terça-feira, 7 de Janeiro, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos, em Évora. 

Esta mostra resulta de uma parceria entre o Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Patente ao público até dia 15 de Fevereiro, a exposição da artista visual e performativa Eleonora Marzani é uma coleção de 42 vídeo-postais, divididos em três partes.

Em cada vídeo, um voluntário veste uma peça de roupa especial, que traz consigo uma cenografia de sugestões e memórias reveladas nos textos anexos aos vídeo-postais. O projeto começa na planície do Norte de Itália, onde, na terra chata, se desdobra o ciclo da natureza.

A segunda parte coloca-se na ilha da Sardenha (Itália), onde a relação com o tempo e o espaço é diferente.

A terceira [Postcards from the Unknown] foi realizada no Alentejo (com o apoio da Câmara de Évora, CHAIA, residência 2016 Atalaia Artes Performativas, Câmara de Almodôvar), em lugares cuja identidade parece desconhecida, apagada pelo tempo ou pela intervenção humana. O abandono, o descuido, a transformação, fazem com que, apesar de ser conhecidos, os lugares tornem-se não familiares.

Esta exposição é, assim, «um projeto de vídeo-performance que explora diferentes paisagens, das agrícolas às urbanas, até às esquecidas, bem como a relação individual com a roupa, a paisagem e a espera, e que é dado a conhecer», conclui a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Comentários

pub