Dezembro foi «quente em temperatura» e «chuvoso em precipitação»

Alguns locais do Baixo Alentejo e Algarve ainda têm valores inferiores a 40% de água no solo

O mês de Dezembro, em Portugal continental, classificou-se como «quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação», anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O valor médio da temperatura média do ar em Portugal continental, 10.99°C, foi superior ao valor normal em 1.02°C, sendo o 3º valor mais alto desde 2000 (mais altos em 2015 e 2000).

O valor médio da temperatura máxima do ar foi de 15.22°C, 1.34°C superior ao valor normal, sendo o 3º valor mais alto desde 1931 (depois de 2015 e 2016).

O valor médio da temperatura mínima do ar, 6.76°C, foi superior ao normal em 0.71°C. Valores de temperatura mínima superiores aos agora registados ocorreram em 20% dos anos, desde 1931.

O valor médio da quantidade de precipitação em Dezembro foi superior ao normal e corresponde a cerca de 127% do valor normal mensal. Desde 2010, no mês de Dezembro, não se verificavam valores acima do normal.

No final do mês passado, ainda segundo o IPMA, verificou-se um aumento dos valores de percentagem de água no solo, em relação ao final de novembro em todo o território, sendo de destacar as regiões do Norte e Centro, com valores iguais à capacidade de campo, a região Sul, com aumento significativo da percentagem de água no solo e ainda alguns locais do Baixo Alentejo e Algarve ainda com valores inferiores a 40%.

De acordo com o índice PDSI, no final Dezembro as regiões do Norte e Centro já não estão em situação de seca meteorológica verificando-se até as classes de chuva severa e moderada em grande parte do território a norte do cabo Mondego.

Na região Sul, verificou-se um desagravamento significativo da situação de seca meteorológica, que se manteve como severa no Sotavento Algarvio.

Comentários

pub