Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

“Delicadeza”, o primeiro single de “Eva”, novo disco de Cristina Branco, foi lançado esta quinta-feira, 23 de Janeiro, com um videoclip que foi gravado integralmente filmado na Mina de Sal-Gema de Loulé, por cortesia da empresa TechSalt SA.

Este trabalho audiovisual nasceu no âmbito da residência artística realizada pela cantora e seus músicos, no Auditório do Solar da Música Nova, em Novembro, a convite do Município de Loulé através do Cineteatro Louletano, e contou com o apoio do Loulé Film Office.

Entre 11 e 17 de Novembro Cristina Branco e os seus músicos estiveram em residência artística, em Loulé, para preparação do seu novo álbum.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Esta presença da artista em terras louletanas vai «ao encontro da estratégia de programação do Cineteatro Louletano de continuar a privilegiar o apoio ao contexto artístico português e a estreia no Sul, em Loulé, de novas criações quer de criadores emergentes, quer de artistas já reconhecidos do panorama nacional», explica a Câmara de Loulé.

Segundo a autarquia, a aposta no formato de residência artística «tem permitido desenvolver uma dinâmica complementar entre a oferta apresentada no Cineteatro e a funcionalidade mais específica do Auditório do Solar da Música Nova enquanto equipamento cultural».

O tema do single “Delicadeza”, escrito por Francisca Cortesão (letra e música), tem Cristina Branco a assinar a produção musical com Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano).

A música atual portuguesa é a base explorada por Cristina Branco, «uma das mais importantes intérpretes portuguesas da atualidade», realça a autarquia louletana.

“Eva” tem edição prevista para Março de 2020 e a 19 de Junho, às 21h30, Cristina Branco apresentará novo álbum no palco do Cineteatro Louletano.

A Câmara de Loulé promete que «em breve serão anunciadas mais surpresas resultantes desta ligação afetiva e artística da prestigiada intérprete a Loulé».

Cristina Branco, sobre o seu novo trabalho, explica que «Eva é fotógrafa, ela captura a alma e a beleza do corpo humano. Ela nasceu no dia 2 de Março de 2006 na Dinamarca, território de Louisiana, o Museu de Arte Moderna. 
Nasceu aos 34 anos. Às vezes nasce-se assim, numa folha em branco, por uma mente intrincada e uma mão trémula. Ela chegou na forma de uma pergunta: O que é para ti a verdadeira liberdade? Deste pensamento em diante ela tornou-se um compromisso comigo mesma».

«Construí-a à minha imagem e tentei “consertar” todas as minhas dúvidas e medos, como um artista que cria o seu próprio universo moral sem nenhum arrependimento ou culpa! Eva é um espírito livre em permanente evolução!», acrescenta Cristina Branco sobre “Eva”, alter-ego criado pela artista que dá nome a este novo álbum.

Cristina Branco conta com a fotografia de Joana Linda e também com a realização vídeo, pois em “Eva” «é assumida ainda mais a parceria com a fotógrafa/realizadora Joana Linda que assinou a capa de disco, vídeos, fotos e uma leitura estética sobre o “novo normal” da cantora nos últimos anos».


Veja aqui o videoclip de “Delicadeza“:

infraquinta rumo à sustentabilidade
zoomarine

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

sergio leite conservatorio loule orgao sinfonico_ PL (2)

Silêncio que se vai construir o órgão sinfónico da Matriz de Loulé