Crianças de Aljustrel são “arqueólogos por um dia” no Museu Municipal

O plano educativo do Museu propõe um programa variado

Munidos de pás, pincéis, picaretas, baldes e sacos de acondicionamento, crianças do pré-escolar e do 1º ciclo de Aljustrel transformam-se em pequenos arqueólogos, numa atividade promovida pelo Museu Municipal desta vila alentejana.

A atividade que tem estado a decorrer, numa primeira fase, consistiu na recriação de uma área arqueológica, que foi propositadamente instalada no museu, onde os alunos participantes se transformaram em pequenos arqueólogos.

Nesta escavação “a fingir” as crianças recolheram os vários fragmentos que consideraram importantes, como cerâmicas, dedicando-se ainda à limpeza, catalogação e restauro das peças, sempre acompanhadas pelas técnicas do museu.

A ação, porém, só termina com uma visita ao laboratório de restauro do Museu Municipal de Aljustrel, onde, de facto, decorrem os verdadeiros trabalhos.

 

A atividade insere-se no projeto educativo do Museu Municipal de Aljustrel, neste ano letivo, em que se dá destaque a temas relacionados com a Arqueologia e, neste sentido, tem estado a desenvolver a atividade “Arqueólogo por um dia”.

«A escolha deve-se, sobretudo, à importância que os trabalhos arqueológicos têm tido neste concelho, nomeadamente, para ajudar a compreender o seu passado e a sua história», explica a Câmara de Aljustrel, em nota de imprensa.

Além disso, a exposição permanente do museu integra grande parte do espólio recolhido neste território e, entre outras matérias, permite também desvendar a importância que a atividade mineira tem em Aljustrel desde o período romano.

O plano educativo do Museu propõe um programa variado, apresentando diversas iniciativas relacionadas com a história e os patrimónios locais, dando-se especial atenção à transmissão de saberes e à divulgação das tradições.

Comentários

pub