Concertos Pedagógicos da OCS aproximam crianças e jovens da música clássica

Concertos pedagógicos vão passar por Lagos, Faro e Tavira

A nova edição dos Concertos Pedagógicos da Orquestra Clássica do Sul (OCS) arrancou esta quarta-feira, 29 de Janeiro, no Teatro das Figuras, em Faro. Este ano, esta iniciativa vai alargar o território de ação, vai apresentar-se em novos palcos e vai chegar a mais alunos.

Segundo a Orquestra Clássica do Sul, «em 2019, perto de dois milhares de crianças e jovens tiveram a oportunidade de marcar presença num espetáculo musical, de formato lúdico-pedagógico, que visa aproximar os mais novos da música clássica».

Em 2020, os Concertos Pedagógicos regressam com maior assiduidade e apresentam-se em novos concelhos como Albufeira, Lagos e Tavira (Algarve) e em Évora e Serpa (Alentejo).

A iniciativa, que dá «a conhecer o trabalho de reconhecidos compositores», têm como principal objetivo «desmistificar a ideia formatada de que a música clássica é “aborrecida”, direcionada para adultos ou apenas acessível a uma “elite da sociedade”».

«A música clássica é para todos e para todas as idades», declara Maria Cabral, presidente da Orquestra Clássica do Sul e coordenadora do Departamento Educativo da Orquestra.

«Os Concertos Pedagógicos, destinados ao público escolar, têm um caráter interativo entre o maestro, a orquestra e a audiência, e constituem oportunidades mutuamente enriquecedoras para as escolas envolvidas e para a própria Orquestra», sublinha a responsável.

Além dos concertos, o projeto do Ciclo Pedagógico da Orquestra Clássica do Sul engloba ainda ações de formação de professores, destinadas a professores das escolas participantes neste ciclo de concertos e que têm como finalidade sensibilizar os professores para a integração da música clássica nos planos das atividades de aprendizagem; e as Residências Artísticas que são workshops lecionados por um músico da Orquestra, em contexto de sala de aula, e que constituem, segundo a OCS, «uma excelente oportunidade para a fruição de experiências estético-culturais».

Os próximos concertos pedagógicos estão marcados para o dia 4 de Fevereiro, em Lagos, no dia 5, novamente em Faro. Já no dia 11 de Fevereiro é a vez dos alunos de Tavira usufruírem desta enriquecedora experiência musical.

Comentários

pub